Tools

odonto 2

Resultado sairá no final do mês; depois, haverá a premiação, com um kit de higiene bucal para a família, certificado e um prêmio surpresa

O Projeto Sorrir com Saúde, do Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está promovendo o 2° Concurso (na modalidade de frases), com a temática “Família Sorridente”, iniciado ontem (7).

O concurso tem como objetivo estimular práticas saudáveis nas famílias dos estudantes matriculados na Escola Darci Pereira Mochi, em Sarandi, na faixa etária de 4 a 12 anos, no período matutino. 

Participam desta iniciativa residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família, da UEM (cirurgiões dentistas Gustavo Barteli Esteves, Fernanda do Nascimento de Lemos Campos, Gabriela dos Santos Ribeiro Rocha e Márcia Cristina da Silva, bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Seti; cirurgiões dentistas Anne Cristina Moreira Dal Pra e Laís Albuquerque Marengoni, e a acadêmica de Estatística, Angélica Nascimento dos Santos; e profissionais da saúde bucal do município de Sarandi (cirurgiã dentista Alessandra Vargas Rezende Bonilha e a técnica em saúde bucal, Lindinalva da Silva Alves Moreira), apoiados pela diretora da escola, Adriana Junqueira Arnaldo Flausino. 

A primeira etapa do concurso consistiu na contação de uma história sobre duas crianças, que, apesar de serem irmãos gêmeos, cada um teve um história diferente em relação aos cuidados de saúde. Um deles, mantendo todos os dentes até a idade avançada e, o outro, pelo contrário, perdeu todos os dentes e precisou trabalhar bastante para tratar as doenças bucais, até colocar uma dentadura. 

concurso de frases

Esta história foi contada e discutida pelos membros do projeto em sala de aula para estimular a participação dos alunos no concurso e para que eles pudessem conversar sobre a história com suas famílias.

Na segunda etapa, os alunos, junto com a família, deverão pensar em alguma atividade que possam fazer juntos, a ser implementada, e escrever uma frase respondendo à seguinte pergunta: “O que você e sua família podem fazer juntos de diferente para melhorar a saúde e o sorriso?”. 

Na terceira etapa, as frases serão avaliadas por uma comissão composta por membros do projeto, pela cirurgiã-dentista Alessandra Vargas Rezende Bonilha; pela diretora da escola, Adriana Junqueira Arnaldo Flausino; e pela coordenadora do projeto, professora Mitsue Fujimaki, do DOD/UEM, para a escolha das três melhores frases seguindo os critérios de conteúdo e criatividade, estabelecendo uma nota de 0 a 10. 

O resultado do concurso será divulgado na escola, no final de novembro. Em seguida, será feita a entrega da premiação, com um kit de higiene bucal para a família, certificado e um prêmio surpresa.

Paralelamente ao concurso dos alunos, os professores também foram convidados a participar deste desafio estimulando os alunos a fazer a escovação durante a permanência na escola, sendo que também serão premiados. 

Este concurso visa a enfatizar a importância de se obter e manter hábitos saudáveis desde a infância, mostrando aos alunos e suas famílias o impacto que a saúde bucal exerce no dia-a-dia, influenciando diretamente na qualidade de vida em todas as fases da vida.