filosofias da natureza

Evento terá palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas; inscrições estão abertas

Conferencistas como André Koch Torres Assis, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); César Augusto Battisti e Marcelo do Amaral Penna-Forte, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Juliana Fausto e Marco Antonio Valentim, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Ivan Ferreira da Cunha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) farão conferência no 13º Simpósio de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de 28 a 30 de novembro, no câmpus sede da instituição.

O evento se propõe a tratar do tema “Filosofias da Natureza” com o objetivo de explorar as investigações históricas e as perspectivas contemporâneas da Natureza. Cabe esclarecer que a filosofia da natureza, também denominada filosofia natural, é a parte da filosofia que aborda o conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material, sendo considerada a pioneira das ciências naturais.

Segundo a organização do Simpósio, a proposta é examinar as concepções mecanicistas da modernidade, as preocupações epistemológicas da filosofia da ciência hodierna e os engajamentos atuais com a Natureza que se estendem para além das possibilidades estritas da tradição ocidental.

A idéia é "estabelecer um diálogo acerca da natureza e um exame de sua história como um conceito e problema fundamental da filosofia, tendo em vista a cooperação entre pesquisadores e a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia e áreas afins", descreve o texto de apresentação na página do evento.

As inscrições como ouvintes estão abertas, pela Internet, e a taxa é de R$ 30,00. O prazo vai até a data de início do Simpósio. As inscrições para a apresentação de trabalhos se encerraram.

A promoção é Departamento de Filosofia (DFL) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), da UEM, com apoio da Fundação Araucária e dos grupos de pesquisa “Episteme” e “Ontologia e Estética”.

As atividades serão desenvolvidas nos auditórios do Departamento de Teorias Lingüísticas e Literárias (DTL), bloco G-34, e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), bloco H-35, das 8h30 às 12h10 e das 14 horas às 17h10.

Outras informações no site, e-mail "sec-dfl@uem.br" ou telefone (44) 30111-8925. O e-mail da comissão organizadora é "uemfilosofia@gmail.com".