Tools

debora

Evento reuniu estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai, que apresentaram ideias para contribuir com avanço do conhecimento

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi uma das parceiras da 7ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), ocorrida de 6 a 9 de novembro, em Foz do Iguaçu, sob  a promoção do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A FCciencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. O evento visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, além de estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento, premiando os melhores trabalhos de pesquisas. 

A pró-reitora de extensão e Cultura da UEM, Débora Sant’Ana (foto acima, de óculos), representou a Universidade na cerimônia de abertura. Ela também participou da entrega da 1ª edição do livro “Pesquisar na Escola: a Investigação Científica na Educação Básica”. 

 

feira de ciencias A obra é resultado de um curso promovido em parceria por diversas instituições e busca ajudar os professores e alunos a trabalharem de forma mais eficiente a investigação científica. O livro foi escrito de forma colaborativa, com a participação de professores da UEM em alguns capítulos do livro. 

Além do Parque Tecnológico Itaipu, a Feira envolvu a participação da Itaipu Binacional, Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A FIciencia teve o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. 

A Feira, que teve a 1ª edição em 2012,  reúne estudantes do Brasil, Argentina e Paraguai, do ensino fundamental II, ensino médio e técnico, das redes pública e particular. 

Ciências para crianças

criancas kids

Uma das novidades do evento foi a FIciencias Kids, acolhendo estudantes de 3º a 5º ano do ensino fundamental, que também puderam expor seus trabalhos no segundo dia da feira, 7 de novembro.

O objetivo foi aproximar as crianças das ciências desde cedo e, por isso, a FIciencias Kids não teve caráter competitivo. Participaram escolas particulares e da rede pública de Foz de Iguaçu e região.  A versão kids da feira reuniu cerca de 300 estudantes, de 3 a 10 anos, além de professores. 

O evento ocorreu no Hotel Gold Park Internacional Foz. Os trabalhos apresentados estavam ligados às áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Também foram expostos trabalhos nas áreas técnicas da Criatividade e Inovação, Empreendedorismo, Avanços Tecnológicos, Desenvolvimento Sustentável: Ambiental; Econômico e Social. 

Da região abrangida pela UEM foram pelo menos seis projetos apresentados, sendo cinco da cidade de Sarandi e outro do município de Maringá. 

(*) Com informações e fotos da estudante do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Débora Primo, estagiária da Diretoria de Cultura (DCU)