2018 11 21 Apresentacao de Trofeu e Medalas do JUPS ao Reitor MG 2193 11

Vice-reitor recebeu os atletas vencedores no atletismo e no JUBs Acadêmico e elogiou-os pelo desempenho (Veja galeria de fotos)

Três estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atletas premiados nos Jogos Universitários Brasileiros 2018, disputados, na cidade, de 4 a 11 deste mês, apresentaram, nesta quarta-feira (21), à Reitoria, algumas das medalhas conquistadas na competição, além de um troféu.

Acompanhados pela coordenadora-adjunta da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), Jane Remor; e da professora Patrícia Gaion, do Departamento de Educação Física (DEF), os atletas Giovanna Guimarães Braga Silva, Rhuan Felipe Rossi Dourado de Lima e Aryelle Malheiros Caruzzo foram recebidos pelo vice-reitor Ricardo Dias Silva.

Aluna de História, Giovanna foi medalhista de ouro no lançamento de dardo, enquanto que Aryelle e Rhuan conquistaram, respectivamente, o primeiro e o sexto lugares na categoria JUBs Acadêmico, uma das novidades nos Jogos Universitários Brasileiros deste ano.

Porém, as notas somadas de Aryelle, mestranda em Educação Física, e de Rhuan, estudante de Educação Física, resultaram na conquista do troféu de primeira colocação por equipe, no caso representando a UEM. Na foto acima, aparecem, da esquerda para a direita, Patrícia, Jane, Rhuan, Ricardo, Giovanna e Aryelle.

O atleta Pedro Guilherme Volpato Rossi, estudante de Educação Física, que recebeu quatro medalhas no ciclismo, não pôde comparecer. Ele obteve medalhas pelo 1º Lugar na Perseguição Individual (quatro quilômetros); 1º Lugar km Contra o Relógio; 2° Lugar nos 200 metros - Tomada de Tempo; e 2º Lugar  200 metros – disputas.

O vice-reitor da UEM elogiou o desempenho dos atletas que representaram a universidade, parabenizando-os pelas medalhas e o troféu. Silva ainda destacou o compromisso da gestão em apoiar o esporte na instituição. "Espero que cada vez mais a gente tenha êxito", disse.

Parceria com o exterior

Os trabalhos apresentados oralmente por Aryelle e Rhuan são fruto de um projeto de pesquisa, coordenado pela professora Patrícia Gaion, desevolvido em parceria entre a UEM, a Universidade de Lethedridge, no Canadá, e o Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

O projeto "Contribuição das Experiências Esportivas para o Desenvolvimento Positivo de Atletas Universitários Brasileiros" envolve, além de Patrícia, os professores Scott Rathwll, da universidade canadense, e Fernando Santos, da universidade portuguesa.

Ao todo, 15 modalidades foram disputadas nos JUBs, em Maringá, sendo elas o Atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e o vôlei de praia, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018, League of Legends e o JUBs acadêmico.

Outra novidade na competição foi a inclusão do skate como modalidade, uma vez que o esporte entrou no programa olímpico e será disputado em Tóquio, em 2020.

Mais de três mil atletas (estudantes universitários ) participaram do JUBs, considerado o maior evento desportivo da América Latina. O Paraná, com 86 medalhas, foi o campeão geral e Maringá a cidade que mais conquistou medalhas para o Estado, 54 no total (21 de outo, 23 de prata e 10 de bronze).