2018 11 23 AMUSEP Reitor Julio Damasceno e Ricardo Diasapresentaram Proposta Da UEM MG 2545Encontro reuniu prefeitos e deputados que têm as bases eleitorais na região da Associação

Galeria de Fotos

Atendendo convite da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, Julio Damasceno e Ricardo Dias, reitor e vice-reitor da UEM (Universidade Estadual de Maringá) participaram da reunião da Amusep realizada nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, na sede da entidade.

Damasceno lembrou que mesmo sendo uma universidade de alcance e reconhecimento internacional, a UEM cada vez mais reafirma um compromisso com o local onde está inserida, participando de projetos de desenvolvimento regional, em diferentes áreas do conhecimento.

2018 11 23 AMUSEP Reitor Julio Damasceno e Ricardo Diasapresentaram Proposta Da UEM MG 2581

Victor Martini (PP), prefeito de Marialva, citou dois programas que o município oferece dentro de uma parceria com a UEM. O projeto Sorrir com Saúde que atua na promoção da saúde bucal de crianças em idade escolar e o programa de avaliação da saúde do produtor de uva, com ações de prevenção de doenças causadas por contaminação de agrotóxicos.

Diante das demandas apresentadas por alguns dos prefeitos das cidades da área de abrangência da Amusep, Damasceno disse que os gestores públicos enfrentam realidades muito parecidas e têm dificuldades em comum. Para o reitor é de fundamental importância que os gestores estejam preparados e cada vez mais qualificados para enfrentar os problemas e os desafios que se apresentam em um mundo em constante transformação.

Pontuando sobre a necessidade de ter acesso a recursos públicos para uma gestão eficiente, Damasceno falou que há verbas disponíveis mas que a dificuldade está na complexidade para acesso desse dinheiro. O que penaliza, principalmente, os pequenos municípios que têm dificuldades para acompanhar as mudanças contínuas nesse setor.

Nesse sentido, Damasceno propôs uma parceria com os municípios para capacitação de servidores, ajudando-os a entender melhor como obter novos recursos públicos para as diferentes áreas.

Deputados

2018 11 23 AMUSEP Reitor Julio Damasceno e Ricardo Diasapresentaram Proposta Da UEM MG 2A reunião na Amusep ainda reuniu os deputados federais e estaduais, eleitos e reeleitos, que têm as bases eleitorais na região da Associação. De acordo com o presidente da Amusep, prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, com a iniciativa a Associação cumpre o papel de articulação política, mantendo um bom relacionamento com os parlamentares, que, nos próximos quatro anos, vão ter a responsabilidade de elaborar propostas de políticas públicas, que beneficiem a região, e aprovar as leis na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

2018 11 23 AMUSEP Reitor Julio Damasceno e Ricardo Diasapresentaram Proposta Da UEM MG 2501

Entre os deputados presentes, Evandro Araújo, reeleito pelo PSC, destacou o potencial da UEM na busca de soluções para muitas das demandas regionais. E, dessa forma, ele propôs que a UEM tivesse assento na Amusep.

Arilson Chioratto, eleito pelo PT, também reforçou o apoio à UEM e ao Hospital Universitário.

2018 11 23 AMUSEP Reitor Julio Damasceno e Ricardo Diasapresentaram Proposta Da UEM MG 2514

A participação dos gestores da UEM na reunião da Amusep ainda recebeu outros apoios. E ao final ficou acertado que a Universidade será convidada a participar das reuniões da Associação.