Ultimo concerto

Com entrada franca, concerto terá composições de Tchaikovsky, Mozart, Guerra-Peixe, Dvořák e peças de alunos do curso de Música

A Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM) fará, na próxima quinta-feira (29), às 20h30, no Sesc, à avenida Duque de Caxias, 1.517, o ultimo concerto da temporada 2018, sob a regência do Maestro Marcello Stasi.

O programa incluirá obras de Tchaikovsky, Mozart, Guerra-Peixe, Dvořák e ainda algumas peças compostas por alunos do curso de Música da UEM.

De Tchaikovsky, compositor russo nascido em 1840, será executada a Valsa do segundo movimento da Serenata para Cordas Op. 48, peça essa que tem presença frequente nas programações das salas de concerto nos nossos dias.

dois tocam

De Mozart, a Orquestra trará o "Divertimento em Si bemol". Sobre o termo, Mozart os atribuiu aos seus primeiros quartetos, que remete à palavra italiana “divertire”, atribuído a um gênero musical para formações de câmara de pequenas dimensões propício para utilizar em ocasiões sociais. Compositor do período Clássico, Mozart nasceu na Áustria em 1756 e se tornou famoso por suas sinfonias, concertos e óperas.

Do brasileiro Guerra-Peixe, nascido em 1914 em Petrópolis, será executada a obra "Petrópolis da Minha Infância". Composta de quatro movimentos, podem ser observadas, na obra, várias citações literais, desde um ponto de umbanda do último movimento, conhecido por “Índios do Morim”, até “Carneirinho, Carneirão” e “Samba Lelê”, que se encontram no segundo movimento, conhecido como “Crianças na Praça da Liberdade”.

Outras ações serão "Noturno em Si Maior", do compositor tcheco Antonín Dvořák, e a estréia da obra "Quatro Miniaturas", escrita pelos alunos Tailine Reginato, Marcus Garcia da Silva e Scott Collie, do curso de Música da UEM, e o regente Marcello Stasi .

A entrada é franca e outras informações sobre o espetáculo podem ser obtidas por meio da página do Facebook.

O quê: último concerto da temporada 2018 da Orquestra de Câmara da UEM

Data: 29 de novembro (quinta- feira)

Local: Sesc Maringá

Endereço: avenida Duque de Caxias, 1.517