unitrabalho

Certificação é um elemento que facilita a escolha dos produtos da agricultura familiar pelos consumidores

Resultado de um trabalho desenvolvido pela Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a produtora Rural Lucia Horst recebeu, na última segunda-feira (26), na cidade de Santo Inácio, o selo "Mulher Rural".

Ela é proprietária de um sítio no Assentamento Rural Novo Horizonte, naquele município. O evento ocorreu na prefeitura e reuniu a primeira dama do Município, Marina do Nascimento Gonçalves; membros da Unitrabalho; e o secretário da Educação, Marcílio de Souza; além de familiares e outros moradores do assentamento.

O processo de credenciamento foi concluído em 8 meses e conduzido pela equipe da Unitrabalho da UEM, como parte das atividades dos projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação das professoras Monica Scapim, do Departamento de Engenharia de Alimentos (DAL) e Mara L. Castilho, do Departamento de Economia (DCO).

O Selo para Mulheres Rurais está incluído no Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e foi implementado pela portaria nº 129,  de 7 de março de 2018.  Este selo não substitui qualquer exigência legal quanto à produção, industrialização ou consumo no âmbito municipal, estadual ou federal.

Na verdade, é um elemento que facilita a escolha dos produtos da agricultura familiar pelos consumidores, criando, para eles, um diferencial competitivo. Deste modo, é um elemento de diferenciação dos produtos de origem familiar dos produtos industrializados.

Para obtenção do selo foi necessário fazer o credenciamento junto a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A obtenção deste selo é um reconhecimento da importância do trabalho das mulheres na Economia Rural. Este trabalho responde pela metade da produção de alimentos consumidos no planeta, além da importância do papel das mulheres para o combate à fome e a garantia da segurança alimentar.

Lúcia Horst  fabrica vários tipos de panificados, como pães, bolos e bolachas, entre outros, além da produção de hortaliças, como couve, cebolinha, alface e outros. Os produtos são comercializados na feira e para alimentação escolar, ambos em Santo Inácio. Agora, as embalagens dos alimentos comercializados pela produtora poderão conter o selo Mulher Rural.