DSC 0003

Aulas começam em março de 2019

Mais uma turma está sendo organizada para levar o inglês aos servidores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A iniciativa é do Departamento de Educação Permanente do Hospital e do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá (ILG/UEM).

A chefe do ILG, a professora Ingrid Fontanini, explicou que a primeira turma oferecida foi um sucesso. Tudo começou porque os servidores demonstraram dificuldade no atendimento a estrangeiros no dia a dia do HUM. Assim, a equipe do Instituto foi acionada e preparou , em primeiro lugar, uma apostila de inglês básico voltado para a área da saúde. A publicação reúne termos técnicos e outros mais básicos, que visam capacitar e aumentar o vocabulário dos funcionários, o que a professora chama de inglês instrumental. Agora, os dez alunos que frequentaram o curso em 2018, demonstraram interesse em avançar no aprendizado.

Assim, em março de 2019, começam novas turmas. Sim, duas turmas. A primeira vai atender a pessoas que já têm noção do inglês e os ex-alunos do curso, e a outra terá vagas para iniciantes que precisam do básico. “Os participantes vão ficar seis horas por semana no ILG, durante três meses. Serão duas aulas de três horas, por semana. O material didático será distribuído gratuitamente aos servidores”, disse a professora Ingrid, que está coordenando a iniciativa executada por duas estagiárias de Letras: Ana Lúcia Dacome Bueno e Nayra Suellen Borges Cruz.

ILG – A chefe do Instituto de Línguas aproveitou a oportunidade para falar do ILG. Segundo ela, o órgão da UEM é muito mais que uma escola de idiomas, já que existem cursos específicos para necessidades específicas. Ela citou as capacitações de funcionários que atendem estrangeiros, o apoio a professores que estão se preparando para apresentações de trabalhos em inglês, além de cursos avançados de inglês técnico para docentes que buscam ministrar aulas na língua estrangeira. “E não somente cursos, mas também estágios que são oferecidos aos alunos de Letras na área de tradução e observação de aula”, explicou a chefe do Instituto.

Os interessados em informações sobre o curso de inglês para a saúde devem entrar em contato com o setor de Educação Permanente do HUM. O ramal é o 9200.