chapas hum montagem reitoria

Votação direta para a superintedência e para as diretorias do Hospital será realizada no dia 11 de março

Nesta segunda-feira (25), a reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu os candidatos das duas chapas que se inscreveram para disputar as eleições para a Superintendência e Diretorias do Hospital Universitário Regional de Maringá (HU), em 2019. A recepção das equipes foi realizada pela manhã, no Gabinete da Reitoria.

Segundo o reitor da UEM, Júlio César Damasceno, o objetivo da reunião com as chapas foi, em primeiro lugar, conhecer as pessoas enquanto candidatas, ouvir as propostas de cada equipe, deixando claro que ambas podem contar com o acolhimento da gestão da UEM. “Claro que nós chamamos atenção para que a eleição do HUM, que é o cumprimento de um compromisso de campanha, seja pautada pelos mesmos princípios que sustentaram a nossa chapa para a reitoria: Avançar e Inovar. Validamos diante da comunidade universitária princípios como a transparência, o cuidado com as pessoas, cuidado extremo com a utilização dos recursos públicos e, em relação ao complexo de saúde, defendemos que é preciso cuidar não só da assistência, mas do ensino e da pesquisa, para garantirmos qualidade na formação de pessoas. Enfim, temos como princípio a excelência em tudo que fazemos e esperamos que eleição do HUM, como processo democrático que é, possa ser pautada sob as mesmas bases que nos fizeram vencer as eleições para a reitoria”, argumentou Damasceno.

O reitor estava acompanhado do vice, Ricardo Dias Silva, e ouviu as manifestações das candidatas à superintendente das duas chapas inscritas. A candidata da Chapa 1, a professora do Departamento de Enfermagem Magda Félix disse o que levou o grupo a concorrer às eleições do HUM, em 2019.

“O que nos mobiliza é que acreditamos em um Hospital Universitário de ensino e de pesquisa, mas vinculado ao SUS. O HUM passa por um momento de enfrentamento com ele mesmo, mas também com a comunidade externa, com a classe civil e a classe política. Precisamos retomar a discussão de um Hospital forte no ensino, forte na assistência para que nós possamos conseguir implementar no HUM aquilo que também nós queremos: pesquisa, pesquisa, pesquisa. Para isso, focamos em três pontos principais de atuação, que estamos discutindo com os servidores e com a reitoria da UEM: queremos conquistar a participação de todos os setores na gestão, os departamentos têm que sentar conosco para isso; estamos reivindicando eleições em todos os setores com a participação dos departamentos; e, o mais importante para nós: diálogo. Queremos diálogo com respeito na relação com a população e com as autoridades, porque a UEM é um patrimônio de muita importância para a nossa região assim como o HUM”, concluiu a docente.

A professora do Departamento de Medicina, Elizabeth Kobayashi, explicou os motivos que levaram à composição da Chapa 2:

“O que levou nosso grupo a esta eleição é a situação que o HUM vive, com dificuldades, por exemplo, de contratar servidores por concurso. Este é um dos piores momentos que o HUM já enfrentou e nossa equipe, que conhece essa realidade, entendeu que pode trabalhar de forma competente e coesa para construir realmente alguma coisa de bom para o HUM. Notamos que há uma desorganização e fragmentação dos serviços. Por causa disso, enfrentamos uma desmotivação dos servidores. A nossa proposta, então, é ter um olhar não fragmentado, não setorial para montar os processos de ação de novo. Mas isso será feito por meio de um planejamento estratégico para os próximos quatro anos, que possa mostrar aos nossos servidores onde estamos, onde queremos chegar e como fazer isso a cada ano. Além disso, sabemos que falta comunicação entre a direção para a base, vamos mudar isso para valorizar os profissionais e fortalecer os três eixos da nossa instituição: ensino, pesquisa e extensão”, anunciou a professora.

A Eleição do HUM 2019 será realizada por votação direta, no dia 11 de março, das 6h30 às 21 horas. Estão aptos a votar os integrantes da comunidade universitária: membros do corpo docente do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em atividade didática no HUM ou participantes de projetos e comissões de assessoria; membros do corpo de agente universitário lotados no HUM e suas diretorias; membros do corpo discente do Centro de Ciências da Saúde, regularmente matriculados nos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia; membros discentes do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) e de outros acadêmicos que desenvolvam atividades no HUM; membros do Departamento de Odontologia (DOD) integrantes das Comissões Técnicas e de Controle de Infecção Hospitalar; médicos residentes regularmente matriculados nos programas de residência médica do HUM. O resultado do pleito será publicado no dia 12, pelo GRE. A posse dos eleitos está prevista para o dia 18.