2019 02 27 Reuniao Apiesp 2O encontro ocorreu nesta quarta-feira com a presença dos dirigentes das sete universidades que integram a entidade

Clique aqui para ver outras fotos

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) sediou a reunião técnica da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), realizada nesta quarta-feira, dia 27, com a presença dos dirigentes das sete universidades estaduais do Paraná, afiliadas à Associação.

A presidente da entidade, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), adiantou que a atual gestão vai seguir uma programação de reuniões descentralizadas, uma política que contribui para conhecer um pouco da realidade de cada instituição e ainda aproximar a Apiesp da comunidade acadêmica.

O reitor da UEM, Julio Damasceno, deu as boas-vindas aos presentes e disse que é uma honra para a UEM recepcionar os reitores e vice-reitores das IEES do Paraná na primeira reunião itinerante da entidade. Para Damasceno este modelo deve contribuir para que o sistema esteja mais integrado e consequentemente fortalecido.

Pauta

Um dos assuntos discutidos na reunião foi o posicionamento da Apiesp com relação à Reforma Administrativa anunciada pelo governo do Paraná, com destaque para a extinção da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Outro ponto apresentado foi a destinação de R$ 3 milhões para cada universidade, verba de emendas de bancada de 2017, com as instruções para a liberação dos recursos, conforme prevê a portaria interministerial nº 424/2016.

A pauta ainda incluiu informes sobre o posicionamento financeiro da Apiesp, o calendário anual de reuniões e a lei de cargos para as universidades do Paraná.

Damasceno elogiou o trabalho desenvolvido pela presidente da Apiesp e destacou o compromisso assumido entre as IEES em prol do desenvolvimento dentro da região que cada uma está inserida, com especial enfoque nas áreas tecnológicas e de inovação.

Além do reitor da UEM e da presidente da Apiesp, também participaram da  reunião o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho, atual vice-presidente da Apiesp, o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, tesoureiro da entidade; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; o  reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sergio Wolff e Moacir Piffer, respectivamente; o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza; e o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa.

Também acompanharam a reunião a assessora de Comunicação e a assessora do Gabinete da Unioeste, Luane Noronha e Selma Barater, respectivamente.