semad 2

Juliana Marangoni Amarante (foto), doutora em Administração pela UEM, apresentou resultados da sua tese, desenvolvida em parte no Lemann Center em Stanford

O governo do Paraná anunciou, no final de fevereiro, a  assinatura de  um termo de cooperação entre o Estado e a Universidade de Stanford e o Lemann Center for Entrepreneurship and Educational Innovation in Brazil.

Segundo dados da Agência Estadual de Notícias (AEN), o objeto do acordo, firmado durante a visita do governador ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), é o desenvolvimento de um programa para a prospecção e análise de informações e dados para tomadas de decisão em políticas públicas.

Indiretamente a Universidade Estadual de Maringá teve uma participou nesta negociação, considerando que Juliana Marangoni Amarante, que é doutora em Administração pela UEM e até recentemente professora colaboradora da instituição, foi convidada a apresentar ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e à comitiva que visitou o Vale do Silício alguns resultados da tese de doutorado que versou sobre o desenvolvimento do direcionamento empreendedor da Universidade de Stanford.

Juliana, que fez seu doutorado sanduíche no Lemann Center em Stanford, ressaltou a importância das universidades para a criação de um ecossistema empreendedor inovador.

Para ela compreender os aspectos que foram fundamentais para o desenvolvimento empreendedor da Universidade de Stanford e o consequente desenvolvimento do Vale do Silício pode fazer muita diferença por aqui. “Fiquei muito feliz por poder compartilhar estes aspectos com o governador e satisfeita, sobretudo, pela iniciativa demonstrada pelo poder executivo em trabalhar no sentido de promover um ambiente propício ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores no Estado", disse ela.

Na conversa com a comitiva do governador, realizada através de videoconferência, Juliana ainda apresentou uma ação desenvolvida em parceria com o pós-doutorando de Stanford, Rodrigo Barbosa e Silva, que visa aproximar universidades, empresas e governo em prol da inovação no Estado do Paraná.

Silva é pós-doutorando no Lemann Center e de acordo com ele, o acordo do Governo do Paraná é o início de uma colaboração para a estratégia de desenvolvimento tecnológico do Estado, na execução conjunta e sem custos de iniciativas tecnológicas e no intercâmbio de conhecimento entre Universidades, setores econômicos diretos, especialmente agritech, e arranjos empreendedores do Paraná.

“Estamos muito animados porque a comitiva do governador mostrou-se aberta à inovação baseada em estímulo de competências que o Paraná tem, como as pessoas que empreendem no Estado, as universidades, os setores econômicos. Além disso, dá mostrar de compreender que o potencial de inovação do Paraná é enorme”.

De acordo com a AEN, um dos focos de atenção da missão ao Vale do Silício são programas que possam auxiliar a melhoria da produtividade e competitividade do agronegócio paranaense. Ratinho Júnior afirmou que vai estudar a instalação de um escritório do Paraná no Vale do Silício, como forma de facilitar a interação entre empresas americanas e globais e desenvolvedores paranaenses de tecnologia. A iniciativa também inclui a instalação de aceleradoras de startups no Estado, nos mesmos moldes do que já existe nos Estados Unidos.