plati

Capacitação, pela UEM, começou, hoje, num encontro com professores de Maringá, Cianorte e Mariluz; veja fotos do evento

Teve início, na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Colégio Estadual Dr Gastão Vidigal, em Maringá, o primeiro de seis encontros programados a fim de capacitar professores da educação básica de escolas da região a trabalhar em sala de aula com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

São encontros previstos no projeto "Ações de promoção à formação de professoras e professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica", organizado pela Universidade Estadual de Maringá, por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá – Paraná (Neiab/UEM) em parceria com o governo do Estado.

Pelo Estado, a participação é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Sesti), por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Iniciado em outubro de 2018, o projeto prevê atividades até setembro de 2019. Além dos seis encontros, estão programadas outras ações paralelas, como a elaboração de material didático, a exemplo de um livro recém-lançado sob a organização do professor Delton Aparecido Felipe, do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UEM.

Nati

A publicação reúne conteúdos e temas referentes à cultura afro-brasileira e africana, a fim de proporcionar também o acesso e a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 no processo de ensino-aprendizagem e no currículo escolar.

Outra ação é aproximar a Universidade e os alunos e as alunas da graduação com a realidade vivenciada pelos professoras e as professoras na educação básica. O conteúdo desenvolvido no livro, que tem textos escritos por graduandos ou recém graduandos da UEM, com a orientação dos professores do Neiab, está servindo de suporte para as atividades didático-pedagógicas com os professores da educação básica de diversas cidades do Paraná.

Os encontros foram viabilizados por meio de parcerias com Núcleos Regionais de Educação e as secretarias municipais de Educação, localizadas em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e alta presença da população negra considerando a realidade do Paraná.

Na série de encontros iniciados hoje serão atendidos os núcleos regionais de Educação de Maringá e de Cianorte e a Secretária Municipal de educação de Mariluz.

abre Gastao

O livro “Educação para as relações étnico-raciais: estratégias para ensino de história e cultura afro-brasileira” tem como objetivos fornecer bases para os educadores e, com isso, contribuir para a construção de uma política educacional antirracista. A obra pode ser baixada, gratuitamente, por meio do endereço eletrônico.

Vale destacar que nos encontros serão ministrados um curso baseado nos seis módulos do livro. No primeiro encontro, está sendo abordada a questão dos 15 anos da Lei 10.639/2003: conceitos, temas e dilemas; no segundo, as desigualdades sociais e racismo no Brasil; no terceiro, a história da África e o povo negro no Brasil: construção de caminhos pedagógicos; no quarto, a lei 10.639/2003 e os Direitos Humanos; no quinto, a educação e a geração de renda; e, no sexto e último encontro, a escola como um campo de poder e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv