2019 04 02 Ciclo de Palestras Cerebro e Mente Palestante 1

Evento de três dias ocorre no Teatro Calil Haddad, no período noturno

Com sucesso e capacidade praticamente máxima de público, incluindo docentes de educação básica e ensino superior, foi iniciado ontem (2) e continua até amanhã (4) o 8º Ciclo de Palestras Cérebro e Mente: Inteligência Artificial. Quem tiver interesse em assistir e ainda não está inscrito deve ir com antecedência ao início das palestras ao Teatro Calil Haddad, em Maringá, o maior teatro do norte paranaense.

De acordo com a Dra. Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), escolher a inteligência artificial como temática central se justifica pelo fato de que o pensamento está presente nessa sistemática, afinal, o homem existe até mesmo na máquina. “Software e hardware são elaborados com a finalidade de executar funções específicas e podem até aprender a partir disso, mas têm uma mente humana por trás”, contextualiza a professora, que entende que quando há compreensão da inteligência artificial, há um maior entendimento do cérebro.

Programação

A abertura do ciclo de palestras, ontem à noite, foi com os doutores Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, da UEM e engenheira de computação (“A Inteligência das Coisas e outras coisas”), e Felipe Beijamini, da Universidade Federal da Fronteira Sul e biólogo (“Ritmos biológicos: mudanças ao longo das fases da vida”).

2019 04 02 Ciclo de Palestras Cerebro e Mente Palestante 2

Dra. Linnyer Aylon é 1ª palestrante e discute Inteligência das Coisas

Para tratar de um grande problema atual da sociedade – a má qualidade do sono – hoje (3) os convidados são: às 19h30, o médico pneumologista Fernando Azevedo Pacheco, secretário da Associação Brasileira do Sono na regional do Rio de Janeiro, para falar sobre as “Consequências neurobiológicas e clínicas da privação do sono”; e às 21h, as doutoras Débora Sant’Ana (farmacêutica e pedagoga) e Larissa Renata de Oliveira (bióloga), ambas da UEM, com o assunto “Dormir também se aprende: como implementar projetos de qualidade de sono na escola e no trabalho”.

Amanhã (4), último dia do encontro: às 19h30, a psicóloga Myenne Mieko Ayres Tsutsumi (Universidade Estadual de Londrina) abordará “Neurociências do autismo e tratamento analítico-comportamental”; a partir das 21h, a palestra de encerramento, intitulada “Saúde mental e Intestinal: qual a relação?”, será com a farmacêutica Dra. Juliana Vanessa Colombo Martins Perles (UEM).

Inscrição – O valor da inscrição do 8º Ciclo de Palestras Cérebro e Mente é R$ 60, a ser revertido à manutenção do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, que organiza o evento em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os participantes presentes em pelo menos 75% da programação receberão um certificado de 12 horas, emitido pela UEM. Lembrando que as inscrições agora são feitas somente pessoalmente, no Teatro Calil Haddad, com antecedência ao início das palestras.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv