2019 04 03 Minicurso com Artesao da Regiao de Cianorte DSC 0161 632x387

Ideia é oferecer, gratuitamente, oportunidades de trabalho e renda; veja fotos do primeiro minicurso

Artesãos das cidades de São Tomé e Cianorte estão recebendo capacitação da Universidade Estadual de Maringá, no Câmpus Regional de Cianorte, para desenvolverem produtos reaproveitando materiais descartados e depois comercializarem a mercadoria confeccionada.

Antes de iniciarem os minicursos, os 44 inscritos assistiram a uma palestra sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais com potencial de ser reciclado e reaproveitado. Ontem (2), os 38 candidatos decididos a continuarem na qualificação tiveram um minicurso sobre desenvolvimento de produtos utilizando banners de evento, ambos ministrados pela professora Maiara de Oliveira Santos, do Departamento de Design e Moda (DDM).

Ao todos, os alunos terão outros cinco minicursos a serem ministrados em abril por professores e alunos. Somente quem participou do primeiro minicurso poderá participar dos demais.

Esta capacitação se dá por meio do projeto de extensão “Aplicação de técnicas de desenvolvimento de produtos utilizando reaproveitamento de materiais descartados”, coordenado pela professora Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro, do DDM.

O projeto tem financiamento do Fundo Paraná e os recursos são administrados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O dinheiro deve ser aplicado em áreas as Ciências Biológicas e Biotecnologia (agrícola, pecuária, florestal, saúde); Indústria Alimentar; Energias Renováveis; Metalmecânica; Tecnologias da Informação e Comunicação; Mobilidade; Fortalecimentos dos Ativos Portadores de Desenvolvimento Tecnológico; Tecnologia Assistiva; Residência Técnica; entre outras.

Segundo a coordenadora do projeto na UEM, a finalidade é gerar emprego e renda para o público interessado, seja artesãos ou pessoas interessadas em obter um ofício, e também busca evitar o descarte inadequado de produtos que seriam jogados no lixo. 

Como nos demais minicursos a finalidade será aperfeiçoar os conhecimentos sobre as diversas aplicações que podem ser realizadas com banneres, a professora esclarece que o projeto está aberto a receber doações de banneres, pois durante a capacitação tudo é aproveitado, desde a madeira e a corda até a sapatilha. 

Todos os minicursos ocorrerão nas dependências do Câmpus Regional de Cianorte, no período noturno, das 19h30 às 22h30.

Ainda segundo Cláudia, a ideia também é contemplar os artesãos de Maringá, Paiçandu e Doutor Camargo. Os minicursos serão ministrados nas respectivas cidades, em local a ser definido.

Cronograma

9/04 – Técnicas de composição no desenvolvimento de produtos: teoria e prática.

15/04 – Técnicas de impressão (serigrafia, estêncil, carimbo) no desenvolvimento de produtos: teoria e prática.

16/04 – Técnicas de modelagem no desenvolvimento de produtos: teoria e prática.

29/04 – Corte e costura dos modelos com as principais técnicas necessárias para a compreensão do desempenho dos materiais.

30/04 – Embalagem, marca e comercialização.

Outras informações pelos e-mails "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." ou "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".