foto 1 5

Ela vai estagiar no Departamento de Design da montadora, em São Bernardo do Campo

A estudante Juliana Sandaniel, do curso de Design, no Câmpus Regional de Cianorte (CRC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi selecionada para estagiar na Volkswagen Brasil, em São Bernardo do Campo.

Trata-se de um estágio curricular supervisionado, remunerado, para alunos do último ano do curso de graduação. Juliana, que desde março está atuando na montadora, foi finalista três vezes do prêmio Talento Design, nas edições de 2015, 2016 e 2017. O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim.

O concurso, sob iniciativa da Volkswagen do Brasil, desafia os candidatos a imaginarem como será um novo modelo Volkswagen que valorize a conexão do homem com a natureza e com a tecnologia em um futuro próximo.

Em dezembro de 2018, o supervisor de estágio de Trim entrou em contato com Juliana, perguntando se ela tinha interesse em estagiar na VW. O trabalho seguirá até dezembro deste ano. Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.

Vale dizer que a categoria Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e a integração com os anseios do consumidor.

Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos para externos e internos, elaborar figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.

Revelando talentos

Realizado desde 1998, o Talento Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil.

Nas fases seguintes, são aplicadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca. Entre os profissionais revelados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.