bWuREkA equipe da emissora acompanhou uma expedição ao Rio de Janeiro, promovida pelo Museu da UEM

No final de 2018, uma equipe da TV UEM viajou ao Rio de Janeiro a convite do Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM) acompanhando uma expedição turística e pedagógica em museus e outros espaços não formais de educação. O resultado deste trabalho será exibido em três episódios, o primeiro foi ao ar nesta sexta-feira, às 20 horas, pelo canal da TV UEM no YouTube e no .

No dia 12 e no dia 19 deste mês serão exibidos os dois episódios que completam a série especial “Um outro olhar para o Rio de Janeiro”. Ambos com exibição a partir das 20 horas. A reportagem foi feita pelo jornalista Eder Alfredo e as imagens são de Natália Quiarati.

4 Expedição

O professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, coordenador da Jornada, acompanha os visitantes

Eder e Natália viajaram com um grupo de aproximadamente 45 participantes. A experiência começa ainda no trajeto com uma programação de palestras e seminários ministrados a bordo do ônibus. A atividade faz parte da Jornada Pedagógica Um Olhar da História, da Ciência e da Arte em Espaços Formais e Não Formais de Educação do Rio de Janeiro e de Petrópolis, promovida pelo Mudi, em parceria com os programas Pibid e Residência Pedagógica da Universidade.

“O conteúdo das palestras além de atrativo adiantava o que nós iriamos ver nos locais visitados, mergulhando em fatos da história do Brasil que a maioria só conhecia  através de livros”, diz Eder Alfredo. Ele destaca que a iniciativa do Mudi é uma ótima alternativa para apreensão do conhecimento em suas múltiplas vertentes: história, ciência e cultura.

A viagem ocorreu entre os dias 11 a 16 de dezembro do ano passado e o roteiro de visitação incluiu o Museu Histórico Nacional; o Centro Histórico do Rio de Janeiro e de Petrópolis; a Capela Imperial, onde Don Pedro I e Don Pedro II foram coroados e a Princesa Isabel foi batizada; o Museu Imperial de Petrópolis; igrejas históricas dos períodos Barroco e Rococó; o Palácio Tiradentes; e a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. E, claro, não podia faltar a visitação a um dos cartões postais do Rio: o Pão de Açúcar.

Os detalhes de toda esta expedição podem ser acompanhado nesta série especial que a TV UEM produziu. A edição foi feita por Natália Quiarati e Ronaldo Vanzo.

Para assistir o primeiro episódio clique neste link.