Statup Weeken 2019122

Reitor, com troféu na mão, comemora com participantes da UEM; clique aqui para ver mais fotos do evento

O Startup Weekend Agrotech Maringá, realizado de 5 a 7 de abril no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve equipes com representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nas 1ª e 2ª colocações desse evento, que é o maior do planeta para criação de empresas inovadoras.

Manna, a startup campeã, foi liderada pela Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM. Também fazem parte do time 23 alunos da graduação em Ciência da Computação, dois do mestrado em Ciência da Computação, um bacharelando em Direito, uma graduanda em Engenharia de Alimentos e um doutorando em Zootecnia. Eles propuseram a “Xepa”, um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis que visa a redução do desperdício de alimentos comercializados nas feiras livres.

Statup Weeken 2019140

Dra. Linnyer Aylon (de branco) com seus pupilos da Manna, a startup campeã

As equipes da UEM comemoraram o pódio junto ao reitor da UEM, Dr. Julio César Damasceno. “Só quem esteve presente pode traduzir essa energia tão positiva vinda de pessoas tão engajadas, num espaço extremamente criativo. São ideias como essas que precisam ser trazidas”, impressiona-se o reitor. Ivo Roberto Batistela, desenvolvedor na DB1 Global Software, foi voluntário na organização do Startup Weekend. Agrotech. “O evento foi maravilhoso! E agora que a Xepa descobriu que existe mesmo um mercado, o próximo processo é de aceleração para conseguirem transformar essa ideia em empresa”, explica ele.

E edição Agrotech foi o terceiro Startup Weekend realizado em Maringá (PR). De acordo com a organização, houve cem inscritos, divididos em 12 equipes com a missão de resolver tecnologicamente, de modo inovador e em 54 horas, um problema real da área de agronegócio. Globalmente, os números do Startup Weekend são astronômicos: mais de 193 mil participantes em 150 países, segundo a Techstars, detentora do evento, que recebe apoio do Google for Entrepreneurs. A 2º colocada, com membros da UEM, tem o nome "minhafeira.com".

Prêmios – A startup ganhadora, Manna, conquistou um miniprocesso de aceleração na EVOA Aceleradora, com direito a uso de US$ 5 mil em serviços da Amazon Web Services. Os três primeiros grupos colocados também foram premiados com: inscrição gratuita no Hackathon Londrina Smart Agro; e convites VIP e de camarote para shows da Expoingá 2019

Reportagem atualizada em 11/04/2019 às 10h51.