Damasceno e medalha

O reitor recebeu também a visita da equipe de handebol e foi informado que a UEM sediará o Festival Paralímpico 2019; veja fotos da visita

Atletas das equipes maringaenses de handebol e do basquete em cadeira de rodas, representadas pelo Kings/UMPM/UEM/Maringá, conquistaram o bi-campeonato paranaense de basquete em cadeira de Rodas (2017/2018), além de ter sido campeã na Copa Centro Sul-Sudeste 2019, disputada em março deste ano, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Esta última conquista garantiu à equipe de basquete vaga para a 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade, que novamente será disputada em Niterói, em outubro de 2019.

Numa visita à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, na tarde de ontem (10), os atletas apresentaram ao reitor Julio Damasceno os troféus e as medalhas obtidas no basquete.

Durante a visita, também informaram que o atleta Alex Santos vai viajar, nos próximos dias, para a cidade de Bruxelas, na Bélgica, a fim de integrar a seleção brasileira no mundial de basquete em cadeira de todas, que ocorrerá de 18 a 21 de abril.

De outro lado, a equipe foi campeã brasileira de handebol de cadeira de rodas em 2018 e teve seis atletas convocados para a seleção brasileira da modalidade, além do técnico que também irá compor a Comissão Técnica da Seleção Brasileira.

Vale dizer que alguns atletas jogam nas duas modalidades e que as duas equipes treinam em quadras do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, sob a supervisão do Departamento de Educação Física (DEF).

O professor Décio Calegari (DEF) treina a equipe de handebol e a professora Ana Cardoso, que também é treinadora da Seleção Colombiana, é a treinadora voluntária do time de basquete de cadeira de rodas.

Damasceno fala

Damasceno recebeu de presente uma medalha e, além de agradecer, parabenizou as duas equipes pelas conquistas recentes. O reitor se comprometeu a manter o apoio para que os times continuem a terem o bom desempenho nas competições. Também acompanharam o encontro o prefeito do Câmpus da UEM, Carlos Augusto Tamanini, e o assessor de Planejamento, João Marcelo Crubelate.

Calegari anunciou duas novidades ao reitor: a primeira é que a UEM será sede do Festival Paralímpico 2019 e receberá, no dia 21 de setembro, 150 crianças com deficiência para experimentarem a prática das modalidades de bocha, basquete e atletismo.

A segunda é que, por conta do convênio estabelecido com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Universidade Estadual de Maringá está sendo cotada para ser um Centro de Referência no Esporte Paralímpico de Alto Rendimento no Estado do Paraná.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv