LIVROS EDUEN

Um dos livros está à venda, com desconto de 40% sobre o preço de capa, e o outro, em arquivo digital, é gratuito

Dois dos mais recentes lançamentos da Editora da Universidade Estadual de Maringá tratam do materialismo histórico-dialético e da Educação Física e Cultura na América Latina, tendo, um deles 40% de desconto sobre o preço de capa para compras diretamente na loja física da Eduem.

O livro "Materialismo histórico-dialético como fundamento da psicologia histórico-cultural: método e metodologia de pesquisa", 2ª. Edição, foi organizado por Silvana Calvo Tuleski, Marta Chaves e Hilusca Alves Leite. O preço de capa é de R$55,00.

A obra pretende contribuir com as pesquisas, estudos e debates desenvolvidos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Se na década de 1990 ainda havia no Brasil desconfiança quanto à adesão ao marxismo dos autores soviéticos fundadores desta abordagem, atualmente diversas pesquisas demonstram que Vigotski, Luria e Leontiev desenvolveram uma Psicologia marxista e a defenderam frente às dificuldades impostas pelo stalinismo, impondo-nos o rigor metodológico necessário àqueles que se pautam pelo materialismo histórico dialético em suas investigações.

Em sua totalidade, o livro afirma a importância do método como o exercício do ‘pensar o real’ para buscar formas de transformá-lo, tal como Marx afirma: ‘a arma da crítica’ não prescinde a ‘crítica das armas’. Porém, esta última não se faz sem a primeira: há que se conhecer a realidade para modificá-la. Outras informações no site.

O outro livro lançado é "Educação Física e Cultura na América Latina", organizado por Larissa Michelle Lara, Vânia de Fátima Matias de Souza, Antonio Carlos Monteiro de Miranda, foi editado no formato ePUB, um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks, gratuito.

O interesse por investigações relacionadas à América Latina não é gestado casualmente. No que se refere a esta pesquisa, de modo particular, houve a necessidade de conhecer a educação física em

países que, como o Brasil, sofrem processos de exclusão e controle eurocêntrico e norte-americano, a partir de mecanismos de regulação da economia, da educação, da saúde, do corpo, do esporte, dentre outros.

A publicação reúne textos de professores/pesquisadores de universidades públicas da Argentina, da Bolívia, do México, do Uruguai e da Venezuela, assim como de autores brasileiros, atuantes em campos diversos da educação física e integrantes do GPCCL/UEM/CNPq.

Nessa direção, o objetivo da referida coletânea é contribuir com o debate acerca da relação entre cultura e educação física na América Latina, a partir de como os pesquisadores fazem a leitura de sua realidade no contexto dos processos de dominação política, socioeconômica e cultural no qual se encontram em seus países, nas dimensões escolar, universitária, esportiva, educacional ou na

produção de conhecimento.

O desafio posto aos autores latino-americanos que integram esta obra direcionou-se ao entendimento do papel ocupado pela cultura na educação física em sua realidade, no sentido de entender o impacto dessa relação (ou a ausência dela) para fomentar diálogos que pudessem desdobrar-se na necessidade de percepção e reconhecimento do ‘outro’, nesse caso, o ‘outro latino-americano’. Outras informações no site.

Livraria da Eduem: bloco F-05

Funcionamento: segunda à sexta-feira