14479772 1214250461949565 3310176700350618575 n

Evento entra na 2ª edição e ocorre de 15 a 18 de abril na UEM (Crédito: Incra)

Estão abertas, somente até hoje (12), as inscrições gratuitas e on-line para a 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura). Clique aqui para garantir a sua vaga ao encontro, que ocorrerá na semana que vem, de 15 a 18 de abril, nos blocos H-12, I-12 e J-12 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As inscrições presenciais ainda poderão ser feitas durante os dias do evento, mas sem a possibilidade de participação nas visitas de campo.

O cadastramento da Jura iniciará na segunda-feira (15), a partir das 18h, na sala 1 do Bloco J-12 da UEM. De acordo com a organização do evento, as vagas para visitas serão limitadas e por ordem de credenciamento. Escolher a segunda quinzena de abril para o evento é em alusão ao Abril Vermelho, que relembra a data de 17 de abril de 1996, quando uma operação da Polícia Militar resultou em massacre de 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás (PA).

Dentro da programação haverá a Feira da Reforma Agrária, com alimentos saudáveis. Será de 16 a 18 de abril, entre 11h e 20h, ao lado do Restaurante Universitário (RU) da UEM. Também haverá mesas-redondas sobre “Educação do Campo” e “Agroecologia”, rodas de conversa sobre “Mulheres em Luta”, “Desafios da Juventude” e “A Judialização da Luta pela terra”. Por fim, palestras intituladas “A Reforma Agrária do Noroeste” e “A Luta Agrária Atual”, e exposição do livro “Vida, Luta e Poesia”, do autor Ariulino Alves Morais “Chocolate”.

A Jura é uma realização do projeto de extensão “A inserção do jovem camponês na rede de agroecologia do Noroeste do Paraná: o futuro guardião da semente crioula como protagonista da recriação camponesa” em parceria com o Centro Acadêmico de Geografia (Cageo) da UEM, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região do Noroeste Paranaense e a Escola Municipal Professor Milton Santos, de Maringá (PR), além de apoio de diversas instituições.