Foto01

Empresa júnior dá autonomia a acadêmicos e estimula conceitos de inovação e empreendedorismo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem 23 empresas juniores. Para facilitar o acesso à informação, os contatos de todas elas agora estão compilados no site da Diretoria de Extensão (DEX). Dentre as instituições está a Dinâmica Consultoria, do curso de Engenharia de Produção e que em 15 anos de existência soma mais de cem atendimentos, especialmente para indústrias.

O diretor de extensão da UEM, professor Breno Ferraz de Oliveira, define que as empresas juniores são aquelas que, com supervisão docente, desenvolvem inovação e empreendedorismo nos estudantes. “A empresa júnior é importante porque o aluno tem a oportunidade de começar a entender como funciona o mercado de trabalho. E a universidade abre-se para a comunidade, todo o conhecimento adquirido aqui vai para benefício da sociedade” por meio da prestação de serviços.

De acordo com o presidente da Dinâmica Consultoria, Luiz Felipe Silva Capelin, a empresa júnior vai bastante além de unir teoria e prática. “Temos muito contato com as empresas seniores, de mercado. Criamos conexões com os clientes, executamos projetos e fazemos entregas que geram mudanças significativas nas empresas, na nossa cidade, região e Estado”. Nacionalmente, a Dinâmica também se destaca: figura na 27ª posição em faturamento de empresas juniores, segundo dados de 2018 da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). São 806 empresas juniores confederadas a esta organização.

Capelin é estudante do 4º ano de Engenharia de Produção, ingressou na Dinâmica em 2017 como trainee e em 2018 foi consultor e assessor de negócios. “É uma experiência enriquecedora, de crescimento profissional e pessoal, e muito bem vista pelo mercado”, diz ele, que vê a empresa júnior como uma ferramenta capaz de tirar o acadêmico da zona de conforto. Ele e seus colegas estão sempre se capacitando, inclusive já planejam ida ao Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), que ocorrerá de 4 a 7 de setembro na cidade de Gramado (RS).

Foto02 dinamica

Dinâmica Consultoria, da Engenharia de Produção, completou 15 anos de existência em 2019

Empresas juniores da UEM

• Adecon Consultoria Empresarial (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas);

• Agro Jr. Consultoria (Agronomia);

• CongeoJr (Geografia);

• Conset Consultoria (Secretariado Executivo Trilíngue e Letras);

• Consultoria Agropecuária Júnior/CAJ (Agronomia, Umuarama-PR);

• Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior/Conseq (Engenharia Química);

• Criative Jr (Comunicação e Multimeios);

• Dinâmica Consultoria (Engenharia de Produção);

• Ecoalize (Ciências Biológicas);

• Empea Consultoria (Engenharia de Alimentos);

• Empec (Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo);

• Estats Consultoria (Estatística);

• Gênese Biotec Jr (Biotecnologia);

• Inovatech (Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica);

• Parthenon (Engenharia Civil, Umuarama);

• Periódyca (Química e Bioquímica);

• Preservare (Engenharia Ambiental, Umuarama);

• Produtec (Engenharia de Produção, Goioerê-PR);

• Psique (Psicologia);

• Softcom (Ciência da Computação e Informática);

• Teófilos (Farmácia);

• Themis (Direito);

• Zoo Jr. Consultoria (Zootecnia).