2019 04 17 Projeto Fazenda do Conhecimento O projeto é realizado câmpus de Umuarama e a proposta é colocar em prática o conhecido estudado em sala de aula

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve o projeto de extensão Fazenda do Conhecimento cuja proposta é proporcionar aos alunos de escolas públicas e privadas de Umuarama uma vivência prática do conteúdo que é ensinado em sala de aula.

O projeto já está no segundo ano de atividade, registrando a participação de 1.430 crianças e adolescentes de 3 a 15 anos. As ações são realizadas na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama.

A coordenação é da professora Rejane Machado Cardozo, do Departamento de Medicina Veterinária. Ela explica que qualquer escola de ensino fundamental, médio ou especial pode agendar uma visita a Fazenda, com especial atenção às escolas rurais. Considerando que o trajeto para chegar até a Fazenda é muito mais demorado para as crianças das escolas rurais, estas recebem um lanche.

As visitas são monitoradas e os conteúdos nunca se repetem. Guiados pelo técnico Ivan Walisson Carrito, com a participação de professores de outras áreas como Geografia, Física e Biologia, os alunos aprendem a plantar, fertilizar o solo, fazer as classificações de animais, além de conhecer os fundamentos da bioquímica, já que eles também têm a oportunidade de visitar os laboratórios.

O enfoque que é dado a cada visita está sempre relacionado com o tema que os professores estão trabalhando em sala de aula, segundo Ivan Carrito. É esse o escopo do projeto vivencia na prática a teoria que está se aprende nas salas

Para agendar uma visita, é só entrar em contato com o técnico do projeto Ivan Carrito pelos telefones  (44) 3621-9418  e (44) 98405-3502.

Veja outras fotos desta matéria. Fotos Ivan Walisson Carrito

* com supervisão dos jornalistas da ASC