2019 04 17 Visita Secretaria da Educação Gisele Colombari 5623

Reunião entre UEM e Seduc trata de apoio em formação continuada para educadores do município

Em busca de formalizar mais uma parceria, membros da Secretaria de Educação (Seduc) de Maringá (PR) vieram hoje (17) à Universidade Estadual de Maringá (UEM) para uma reunião com representantes das pró-reitorias de Ensino (PEN) e de Extensão e Cultura (PEC), e dos departamentos de Fundamentos da Educação (DFE) e Teoria e Prática da Educação (DTP). Agora, a articulação continua e a UEM também fica aberta para outros municípios da região que queiram fazer e ouvir propostas.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Maringá, Gisele Colombari Gomes, a prefeitura vê na UEM a possibilidade de auxílio ao processo de formação continuada de educadores, o que gera benefícios para ambos os lados. “A reunião de hoje foi uma iniciativa da Secretaria de Educação de propor, junto à UEM, uma parceria para que tenhamos sucesso na educação como um todo, dentro do município de Maringá”, prospecta a titular da pasta de Educação.

Em atividades isoladas, a UEM já ministrou curso de formação continuada para a Seduc. “Foi um processo muito bem acolhido, com bons resultados. E neste ano, a professora Gisele solicitou esta reunião para que pudéssemos pensar na continuidade desta parceria, no sentido da formação em três eixos”, expõe a professora Leila Pessôa Da Costa, pró-reitora de Ensino da UEM. Estas frentes são: gestores de unidades escolares; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e atendimento à educação especial. Gomes conta que procurou a UEM pelo respeito que há a esta instituição, que é a 6ª melhor universidade estadual do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep).

2019 04 17 Visita Secretaria da Educação Gisele Colombari 5632

Gisele Colombari Gomes, secretária de Educação de Maringá (segunda, a partir da direita)

O encontro ocorreu na sala de reuniões da Reitoria, no Bloco Q-03 do câmpus sede. “A UEM já está presente na Seduc de várias formas, uma delas é através dos estágios na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental. Outra é através de vários programas do governo federal, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica, que também envolvem a formação dos nossos alunos”, descreve Costa.