Tools

2019 04 18 Reuniao MG 6076A Pró-Reitoria de Ensino vai publicar um documento com a orientações sobre o tema

Foi realizada, nesta quinta-feira (18/4), a primeira reunião do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual de Maringá. O chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Luciano Pereira dos Santos, participou da abertura dos trabalhos e destacou a vontade de estreitamento das relações entre a UEM e o NRE.

A principal pauta do encontro foi discutir a equivalência das atividades do Programa Residência Pedagógica ao estágio curricular supervisionado obrigatório para os cursos de licenciatura. A professora Eliana Cláudia Navarro destacou que a Universidade se comprometeu em formalizar essa equiparação ao concorrer ao edital da Capes para o Residência Pedagógica e que desde o ano passado vem se mobilizando neste sentido.

Segundo ela, algumas discussões foram feitas pela coordenação institucional e docentes orientadores do Programa, junto com os coordenadores dos cursos de licenciatura e com o Fórum Permanente das Licenciaturas. Este debate ajudou a estabelecer alguns critérios e orientações que foram analisados pelo Comitê e colocados em aprovação.

Com algumas contribuições o documento foi aprovado e será publicado pela Pró-Reitoria de Ensino como uma resolução normativa, explicitando as orientações para os discentes bolsistas ou voluntários quanto a solicitação de aproveitamento.

Ficará a critério do departamento e do conselho acadêmico de curso estabelecer as normas para o aproveitamento da programação curricular e didático-pedagógica do Programa Residência Pedagógica no estágio do curso.

Sobre o Comitê

O Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica é presidido pela diretora de Ensino de Graduação, Luciana Andréia Fondazzi Martimiano. E composto por quatro coordenadores de cursos de licenciatura,  o coordenador da CAE (Coordenadoria de Apoio à Educação Básica), um representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, um representante do Núcleo de Educação a Distância, um representante do Fórum das Licenciaturas, um representante de cada programa de formação de professores fomentados pelo Governo Federal, um representante da Rede Estadual de Ensino, um representante da Rede Municipal de Ensino, um representante estudantil indicado  pelo Diretório Central de Estudantes.

uem tv