logo Simvale

Ele tem mais de 25 livros publicados ou organizados; inscrição, com valor promocional, começa dia 2 de maio

Com homenagem ao professor Carlos Alberto Faraco, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está preparando, para novembro, a 3ª edição do Simpósio de Variação Linguística e Ensino (Simvale), e que, a partir do próximo dia 2 de maio, vai iniciar as inscrições, com valores promocionais, para os alunos de graduação que forem apresentar trabalho em co-autoria com professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Neste caso, os candidatos terão até o dia 31 de julho para fazer a inscrição, mediante pagamento, de 1º a 30 de agosto, da taxa de R$ 50,00, assim que receber o aceite do resumo de comunicação. O cronograma de inscrições foi definido conforme a modalidade de participação e os valores, mas os procedimentos a serem adotados serão divulgados em breve.

Serão aceitos trabalhos que abordem questões relacionadas a um dos eixos temáticos que norteiam o evento: Variação linguística e ensino de línguas; Variação Linguística (descrição sociolinguística); e Ensino de Línguas.

O evento ocorrerá no câmpus sede da UEM, em Maringá, de 6 a 8 de novembro, com a expectativa de reunir pesquisadores e professores dos diferentes níveis de ensino, buscando promover a divulgação e o debate de pesquisas atuais feitas em torno da temática da variação linguística e do ensino. 

Para isso, a programação do Simvale terá conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e atividades culturais, incluindo o lançamento de livro.

Todas as informações relativas ao evento, como período e valores para inscrição, programação, normas para apresentação de trabalhos, relação de simpósios, dentre outras, poderão ser acessadas no site. As dúvidas e solicitação de informações também poderão ser encaminhadas ao email "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.". 

Homenageado

Carlos Alberto Faraco

Carlos Alberto Faraco, um dos linguistas mais importantes do Paraná e do Brasil, é professor titular aposentado da Universidade Federal do Paraná(UFPR) e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (HGEL), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A colaboração atuante do professor na área de Linguística, com ênfase em linguística aplicada, propicia o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas. Os trabalhos de Faraco englobam principalmente os temas história do pensamento linguístico; Bakhtin, discurso e dialogismo; e ensino de português.

Em seu extenso e qualificado Currículo Lattes constam mais de 25 livros publicados ou organizados, em coautoria ou não com outros relevantes pesquisadores brasileiros.

Dentre as obras do homenageado, podem ser citadas "Para Conhecer Norma Lingüística", "História Sociopolítica da Língua Portuguesa" e "Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino".

Há, ainda, dezenas de capítulos de livros e de artigos publicados em renomadas revistas científicas. A formação do professor teve início com a graduação em Letras Português/Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, em 1972.

Em seguida, obteve título de mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de doutorado em Linguística pela University of Salford. Fez também fez pós-doutorado em Linguística na University of Califórnia, nos Estados Unidos.

Faraco deverá proferir a palestra "Pedagogia da variação linguística: desafios e paradoxos, no dia 8 de novembro, a partir das 19h30, em local a ser definido.