Tools

vestibular inverno 2019 siteA inscrição para o concurso permanece aberta até 8 de maio

A Universidade Estadual de Maringá divulgou, nesta sexta-feira (26/4), o resultado dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular de Inverno 2019. Segundo informou a presidente da Comissão Central do Vestibular, Maria Raquel Marçal Natali, para este concurso foram concedidas 525 isenções, “Bem mais do que no ano passado quando foram concedidas 286 isenções”, comemora. Em 2017, o número foi ainda menor: 143.

Para Raquel o aumento é positivo e dá pistas de que a Universidade está sendo mais inclusiva à medida que amplia a oportunidade de acesso ao ensino superior às pessoas mais carentes. Os pedidos de isenção foram protocolados até 16 de abril e para solicitar o beneficio era necessário estar regularmente cadastrado no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.

Acesse aqui o edital com a lista dos pedidos aceitos, lembrando que 55 foram indeferidos. Para quem quiser entrar com recurso o prazo vai até terça-feira, dia 30.

Inscrição

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2019 permanecem abertas até 8 de maio e devem ser feitas pela internet. A taxa de inscrição, no valor de R$ 156,00, pode ser paga até o dia 10 de maio.

Para este concurso a UEM oferece um total de 1.494 vagas, em cerca de 70 cursos de graduação. 20% das vagas são reservadas pelo sistema de cotas sociais, para estudantes de baixa renda. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho.

Mudanças

Este será o primeiro concurso que a Universidade realiza depois das mudanças aprovadas no início deste ano. O que mudou? Inicialmente a UEM optou por aplicar as provas em dois dias e não três como fazia antes. Outra alteração é que o concurso será realizado no período da tarde, das 13h50 às 19h. O candidato terá um tempo máximo de cinco horas para resolver as questões.

A presidente da CVU explica ainda que na prova de redação será exigido apenas um gênero textual. E adianta uma novidade para este concurso. “Além das cidades que a UEM já realiza o vestibular, estaremos presentes ainda em Cascavel e Curitiba, totalizando dez municípios fora de Maringá”, anuncia Maria Raquel. As provas serão realizadas também em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

O resultado do Vestibular de Inverno 2019 será publicado no dia 16 de agosto. Para outras informações consulte o Manual do Candidato.

 

 .