Tools

gustavo bondezan n

A competição é uma iniciativa do portal Projetar.org e recebeu mais de 60 projetos de estudantes e egressos de arquitetura e design do Brasil e exterior; veja fotos do projeto

Gustavo Bondezan Cardoso (foto acima), egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM (Universidade Estadual de Maringá), venceu o 30º concurso de ideias do portal . O desafio era idealizar um projeto do câmpus da Bauhaus -- a lendária escola alemã que revolucionou o ensino e a produção em arquitetura e design -- ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O tema se alinhava com a celebração dos 100 anos da fundação da Bauhaus.

No total foram entregues 61 projetos, que foram avaliados por critérios como originalidade, conceito e solução estética, integração com o tema proposto e proposição de soluções construtivas.

O resultado do concurso foi publicado nesta segunda-feira, dia 6, e pode ser conferido neste link. Como primeiro colocado na competição, Gustavo Bondezan irá receber um prêmio de R$ 2,3 mil, além do certificado e a publicação do projeto no portal.

Ele lembrou que este foi o primeiro concurso do portal Projetar.org de âmbito internacional. O ex-aluno da UEM explica que antes de desenhar seu projeto procurou estudar a história do aterro do Flamengo e ainda conhecer o projeto do MAM. “Meu objetivo era que o projeto dialogasse com estes espaços”, explica. Sobre a escolha dos materiais, Gustavo destaca que a ideia era criar uma relação harmoniosa com a paisagem local e ao mesmo tempo refletir a brasilidade e a modernidade da escola.

t 6f94b67d2c6696062505dafc37422d30

Detalhes do projeto, publicado no site da Projetar.org

Jurados

Todas essas preocupações estiveram presentes nas considerações dos jurados. Igor Campos, do Estúdio MRGB, disse que Gustavo “demonstrou grande habilidade na análise do sítio e respondeu, com propriedade, ao desafio de implantar o campus da Bauhaus em um sítio de expressiva relevância no cenário urbano do Rio de Janeiro. O programa de necessidades está distribuído em três níveis, fruto do tratamento topográfico assertivo e da relação de hierarquia estabelecida entre as atividades e funções da escola”

O jurado também salientou a permeabilidade visual e a fluidez espacial do projeto e destacou que os pórticos em aço conferiram o caráter contemporâneo ao edifício, construindo, ao mesmo tempo, a relação histórica entre o passado e o presente;

Renata Bolliger, da Índio da Costa Arquitetos, comentou que os espaços bem desenhados trouxeram a escala humana para o parque modernista. Falou da  valorização da paisagem, explorando a relação com a água e abrindo a vista para o horizonte, assim como da boa solução da base topográfica e dos volumes suspensos e elementos vazados que trouxeram leveza ao edifício, homenageando o MAM.

 Sobre o Portal

O Projetar é o primeiro portal de concursos de ideias para estudantes do Brasil. O propósito é contribuir com o processo de crescimento profissional dos acadêmicos e jovens profissionais por meio da competição, oportunizando o exercício criativo, o desenvolvimento de habilidades e a conquista de visibilidade no início de suas carreiras. Em sete anos de existência, lançou mais de 30 concursos e recebeu quase 2.500 projetos de participantes de todo o país e também do exterior - todos disponíveis para consulta on-line no Portal.
Os concursos promovidos regularmente pelo Portal são exercícios acadêmicos hipotéticos abertos para estudantes e recém-formados de arquitetura e design. O processo é totalmente on-line e os temas são embasados em discussões atuais.

uem tv