eduroam uemCom este serviço é possível se conectar automaticamente à rede sem fio em qualquer localidade que haja pontos de acesso

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) agora faz parte das instituições que oferecem o serviço eduroam (education roaming), rede sem fio desenvolvida para a comunidade internacional de educação e pesquisa.

Implantado pelo Núcleo de Processamento de Dados o serviço proporciona conexão segura e gratuita com nome de acesso (login) e senha únicos. Significa que a conexão na internet será automática em computadores e dispositivos móveis de usuários que têm o eduroam em sua instituição de origem, dispensando o fornecimento de contas temporárias.

Assim, ao visitar outra instituição integrada via eduroam, qualquer membro da comunidade universitária da UEM terá acesso à rede sem fio local. Para uso é necessário apenas possuir um e-mail @uem.br para login.

O acesso é feito por uma única autenticação com o email do usuário. Feito isto, todas as vezes em que houver o sinal, o smartphone, notebook ou tablet irá se conectar automaticamente, sem a necessidade de uma nova autenticação. O mesmo vale para usuários de outras universidades que visitarem a UEM.

O serviço eduroam foi disponibilizado para a Universidade por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, uma Organização Social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Lançado em 2012 no Brasil, o sistema possui cerca de 2.300 pontos de acesso, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar o edurom em universidades, centros de pesquisas, aeroportos, entre outros.

Para saber como configurar a rede acesse este link.