UEM e1517822885518 1024x768

Reitoria da UEM se manifesta sobre o dia de luta em prol da educação superior de qualidade

Em razão dos repetidos ataques que o sistema público de ensino superior vem sofrendo por parte das altas autoridades da república, bem como do contingenciamento de recursos imposto às instituições, a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá se une ao Movimento em Defesa das Universidades Públicas.

A UEM faz parte do patrimônio do Paraná e do Brasil, assim como todas as universidades que oferecem ensino público e de qualidade. São instituições indispensáveis à vida nacional, pois são pilares da cultura, ciência, conhecimento, enfim da civilização que constituímos.

Os recursos públicos constituem um dos fundamentos para que estas instituições possam realizar sua tarefa de formar quadros de excelência, produzir conhecimentos científicos, oferecer avanços tecnológicos e impulsionar o desenvolvimento, prestar serviços em diferentes áreas e cumprir um dos seus maiores papéis que é a transformação social.  Os recursos públicos que a união e os estados aportam -- e que são garantidos por legislação específica -- permitem que as universidades cumpram a totalidade da sua missão.

O corte ou contingenciamento destes recursos não comprometem somente algumas atividades e serviços que prestamos à sociedade. Nos afeta naquilo que projetamos como nação, como sociedade. Portanto, defender as universidades brasileiras, e a UEM entre elas, é defender a nossa civilização, nossas identidades, nosso passado, presente e futuro.

Julio César Damasceno – Reitor

Ricardo Dias Silva – Vice-Reitor