livro 1

Obra cobre os principais modelos de cooperação e será de grande interesse para estudiosos e estudantes de pós-graduação

O professor Mário Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá e pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, é autor de um capítulo do livro "Handbook of South-South Relations", a ser lançado, naquela instituição, na próxima segunda-feira (20).

Docente do Departamento de Fundamentos da Educação, Azevedo (foto abaixo), que foi vice-reitor da UEM, escreveu o capítulo com o professor Thomas Muhr. A publicação, que, traduzida para o português é "Livro de Relações Sul-Sul", foi organizada pelas professoras Elena Fiddian-Qasmiyeh e Patricia Daley.

O livro cobre os principais modelos de cooperação (incluindo internacionalismo, pan-arabismo e pan-africanismo), diversos modos de conexão Sul-Sul, intercâmbio e apoio (incluindo ajuda Sul-Sul, ativismo transnacional e migração) e respostas ao deslocamento, violência e conflito (incluindo o humanitarismo liderado pelo sul, construção da paz e resolução de conflitos).

Mario

Ao fazê-lo, o handbook reflete sobre teorias e metodologias descoloniais, pós-coloniais e anticoloniais, explorando questões urgentes sobre a natureza e as implicações da realização de pesquisas no Sul global e da aplicação de uma lente do Sul a uma ampla gama de encontros, processos e dinâmicas em todo o Sul global e global do Norte.

Este livro será de grande interesse para estudiosos e estudantes de pós-graduação em antropologia, estudos de área, estudos culturais, estudos de desenvolvimento, história, geografia, relações internacionais, política, estudos pós-coloniais e sociologia.

Reportagem atualizada em 17/05/2019 às 15h36