pint science eden 1

Inclusão na educação é um dos temas do festival

Garçom, vê uma porção de conhecimento pra gente! Nesta semana, este pedido é perfeitamente possível, já que começou ontem (20) e vai até amanhã (22) o primeiro “Pint of Science Festival” de Maringá (PR), evento mundial que populariza a ciência ao levar palestras com linguagem simples para bares. A organização é do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Pint of Science tem distribuição de livros e bate-papos simultâneos. Na noite de ontem, os palcos da ciência foram montados na Cervejaria Eden Beer e na Hórus Cervejaria. Este último estabelecimento recebeu os engenheiros químicos Leonardo Hadlich de Oliveira e Renam Luiz Acorsi, que mostraram que “Há engenharia química em tudo: da cerveja ao gás natural”.

Na Eden Beer, a temática foi “Pátria amada Brasil: a educação é realmente para todos?”. A primeira fala, da pedagoga Maria Cristina Gomes Machado, foi “Virando o jogo na educação: a escola é para todos?”. A resposta dela é “sim”, a educação é para todos, por isso, diz que precisa ser gratuita. “Defendo, também, obrigatoriedade, porque é preciso que todas as pessoas, independentemente das suas condições materiais, possam frequentar a escola.

pint science eden 2

Pedagoga Maria Cristina Gomes Machado

Após a explanação de Machado, a psicóloga Nerli Nonato Ribeiro Mori apresentou o seguinte assunto: “Crianças com e sem deficiência na mesma escola: Será? E como fazer?”. Para a cientista, a aposta é que a educação deva ser, sim, 100% inclusiva. “Estamos na consolidação da política nacional de inclusão, que começou em 2008 e é luta antiga. Sou otimista, não vejo possibilidade de retrocesso, mas temos muitos conhecimentos que ainda precisam chegar à escola”.

pint science eden 3

Psicóloga Nerli Nonato Ribeiro Mori

Hoje (21), 19h30, Cervejaria Eden Beer (Avenida Laguna, 1.520):

Tema: “A internet das coisas e outras coisas”.

Bate-papo: “Computação invisível: eu sei o que você está pensando”.

Cientistas: Linnyer Beatrys Ruiz Aylon (engenheira da computação) e Daniela Eloise Flôr (cientista da computação).

pint science eden 4

Cervejaria Eden Beer lotada na noite de estreia do Pint of Science

Hoje (21), 19h30, Boteco do Neco (Avenida Tiradentes, 133):

Tema: “Como a neurociência explica as emoções”.

Bate-papo: “Cérebro: Manual do proprietário”.

Cientistas: Larissa Renata de Oliveira Bianchi (bióloga) e Débora de Mello Gonçales Sant’Ana (farmacêutica e pedagoga).

• Amanhã (22), 19h30, Donna Ninpha Skate Bar (Avenida Carlos Correa Borges, 1.181):

Tema: “O dia em que a Terra parou”.

Bate-papo 1: “A conservação da biodiversidade na era da negação científica”.

Cientista: Sidnei Magela Thomaz (biólogo).

Bate-papo 2: “Mudanças Climáticas e aliens: extinguindo os seres humanos”.

Cientista: Roger Paulo Mormul (biólogo).

Amanhã (22), 19h30, Hórus Cervejaria (Rua Néo Alves Martins, 1.552):

Tema: “Um pouco de física não é dose!”.

Bate-papo 1: “Redescobrindo o Infinito: um Universo sem fronteiras Espaço-Temporais”.

Cientista: Marcos Cesar Danhoni Neves (físico).

Bate-papo 2: “Da mecânica clássica à física de sistemas complexos”.

Cientista: Renio dos Santos Mendes (físico).

Saiba mais – A organização nacional do “Pint of Science Festival” aponta que a primeira edição mundial do evento foi há seis anos, sendo a primeira brasileira na cidade de São Carlos (SP), em 2015. Neste ano de 2019, o festival percorre 24 países, com três noites de palestras descontraídas.

pint science eden 6

Programação é marcada por bate-papos com pesquisadores

pint science eden 5

Parte da equipe organizadora local desse evento mundial