Tools

2019 05 22 Curso ILG 9857

Curso de extensão do ILG da UEM é essencialmente prático

Would you like to speak English? (Você gostaria de falar inglês?). A palavra auxiliar “would”, usada para referência ao tempo condicional em Língua Inglesa, foi um dos temas abordados na aula de hoje (22) do curso de extensão do Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) voltado à qualificação dos professores da rede pública de educação básica.

Intitulado “Estratégias práticas para a efetivação da compreensão e produção oral dos alunos em aulas de língua inglesa”, o curso capacita docentes de inglês de escolas estaduais, de modo que levem mais conversação aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio – uma vez que, geralmente, o ensino de inglês nesses locais foca-se mais em escrita e leitura. Elerson Cestaro Remundini, um dos professores do curso, destaca que “a língua acontece, basicamente, através da oralidade, porque falamos muito mais do que escrevemos”.

 

2019 05 22 Curso ILG 9853

Professores que assistem ao curso levam atividades e materiais aos estudantes da educação básica

 

“O curso passa estratégias para que eles possam desenvolver a produção e a compreensão oral dos alunos”, descreve Milena Alonso, também ministrante da extensão. As atividades sugeridas e os materiais didáticos entregues podem e devem ser adaptados às necessidades de cada escola. Em tempo, Remundini frisa que “a ideia de universidade é marcar presença na sociedade e romper os muros acadêmicos”, daí a importância de estreitar laços com as escolas estaduais.

Ambos os professores que conduzem a extensão veem-na como forma de melhorar o ensino-aprendizagem, algo que Priscila Aparecida Tencati concorda. Ela é coordenadora de Língua Estrangeira Moderna e do Centro de Línguas Estrangeiras e Modernas do Núcleo Regional de Educação de Maringá. “Precisamos sempre estar nos atualizando. Devido ao grande avanço das tecnologias, os alunos estão inseridos nesse meio e precisamos, a cada dia, mudar nossa prática”, expõe Tencati. Hoje foi o segundo de oito encontros do curso, essencialmente prático e realizado às quartas-feiras pela manhã no ILG da UEM, no câmpus sede de Maringá (PR).

uem tv