Ensino de Ingles

Ideia é investigar o papel do inglês como meio de instrução na UEL e na UEM

Um projeto financiado pelo Conselho Britânico e Fundação Araucária, realizado em conjunto pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), busca investigar o papel do inglês como meio de instrução nas duas universidades que possuem perfis semelhantes, mas se encontram em diferentes estágios de sua implementação.

Por meio do exame da política oficial, das atitudes e das práticas de gestores, professores e alunos de pós-graduação envolvidos nessa estratégia na pós-graduação, o estudo busca identificar as interfaces do inglês como lingua franca no contexto da internacionalização do ensino superior.

O projeto é coordenado pela professora aposentada Telma Gimenez, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL. Participam dele as professoras Luciana Cabrini Simões Calvo, do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da UEM, a professora Michele El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL e a  professora Alessia Cogo, pesquisadora estrangeira vinculada à Goldsmiths University of London.

A pesquisa adota um enfoque qualitativo e deverá estar concluída no início do segundo semestre deste ano. Estão previstos workshops de validação das análises dos dados colhidos por meio de questionários, entrevistas e grupos focais no início de junho em Londrina (06/06) e Maringá (07/06), com a presença da professora Cogo.

No final de junho, as pesquisadoras brasileiras se encontrarão com o grupo de pesquisa daquela pesquisadora britânica para compartilhar os resultados e estruturar o relatório final, bem como discutir futuros projetos colaborativos em áreas de interesse comum.

Outras informações com a professora Luciana Cabrini Simões Calvo, da UEM, pelo telefone (44) 3011-3894.