posse comite de etica

Equipe foi eleita, no início deste mês, pela comunidade médica do Hospital

Na próxima sexta-feira (31), tomam posse a nova diretora clínica e a nova equipe da Comissão de Ética, no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Os servidores foram eleitos no dia 10 de maio, pelo corpo médico do HUM. A solenidade de posse está marcada para às 10 horas, na sala 208, do Bloco Administrativo do Hospital, e  vai contar com a presença do delegado da Delegacia Regional de Maringá, do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Ênio Teixeira Molina Filho.

“O diretor clínico é o médico representante e coordenador do corpo clínico do hospital e, por esta razão, deve ser eleito de forma direta pelos médicos da instituição. É o elo entre o corpo clínico e a direção técnica ou a direção geral da instituição”, explicou a diretora médica do HUM, Daniela Matsumoto.

Já a Comissão de Ética tem como função ações “sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina em sua área de abrangência. As comissões de ética são vinculadas ao Conselho Regional de Medicina e devem manter a sua autonomia em relação às instituições onde atuam, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção do estabelecimento”, completa a doutora Daniela.

A endocrinologista, plantonista do Pronto Atendimento da Clínica Médica, na Emergência do HUM, Letícia da Silva Gomes, é a nova diretora clínica. Ela fez parte da equipe anterior da Comissão de Ética e, agora, toma a frente na nova equipe.

A nova composição da Comissão de Ética do HUM é a seguinte:

• Esmeraldo Ribeiro da Costa Filho - neurologista pediátrico do HUM;

• Renata Nogueira de Moura - médica geriatra, plantonista da Emergência e visitadora linear da Clínica Médica;

• José Miguel Viscarra Obregon - médico nefrologista do HUM;

• Edvaldo Vieira de Campos - médico intensivista da UTI adulto;

• Amarildo José Ramalho - médico ginecologista obstetra do HUM;

• Shirley Teresinha de Vargas Cardoso - médica pediatra, visitadora linear da UTI Neonatal;

• Aldeliza Minconi - médica intensivista da UTI Pediátrica.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv