Expansao SORRIR CURATIVA

Atividade de extensão reúne professores e alunos da graduação e pós-graduação em Odontologia da UEM

A equipe do Projeto Sorrir com Saúde está comemorando duas conquistas. A primeira é que profissionais dos municípios de Ângulo e Flórida vão levar as atividades da iniciativa para o seus municípios. Além disso, o livro, recém-lançado, que reúne os passos para a aplicação das ações do programa de saúde bucal, será distribuído para todas as cidades do Paraná.

Segundo a coordenadora do projeto, Mitsue Fujimaki, foi o lançamento do livro Sorrir com Saúde, que descreve o passo a passo das atividades de promoção de saúde bucal em Centros de Educação Infantil (CMEI), o responsável pelo interesse de profissionais da odontologia em participar dessa iniciativa.

O Sorrir com Saúde se trata de uma ação que realiza restaurações por meio da técnica do Tratamento Restaurador Atraumático, conhecida como ART, sigla do termo em inglês, em escolas e projetos sociais da região de Maringá (foto acima).

A equipe é formada por residentes em Saúde Coletiva e da Família, cirurgiãs-dentistas e técnicas: Gabriela dos Santos Ribeiro Rocha, Marcia Cristina da Silva, Frida Ariadni Budach, Thais Akemi Sako, Márcia Falleiros da Rocha, Josely Emiko Umeda, a professora Suzana Goya e a professora Mitsue. Todas têm se dedicado na execução e na divulgação desta proposta.

“Disseminamos informação sobre o projeto e capacitamos os profissionais de outros municípios que têm interesse em mudar o processo de trabalho e iniciar, também, a realização de atividades fora do consultório odontológico, ou seja, em ambiente escolar”, esclarece a coordenadora.

Para que o início da ação nos novos municípios se concretize, a professora e sua equipe vão realizar um treinamento para a implementação da proposta em escolas de Ângulo e Flórida, nesta sexta-feira (31), no Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Participam do treinamento as profissionais de Ângulo-PR: Danielli Tatiano Ruiz Moreno Lopes; Elaine Moreno Lopes, Patrícia Gomes da Silva, Débora Gislaine da Silva, Yara Priscila de Oliveira; e de Flórida: Selma Cristina Picinim, Cássia Aparecida Vicentin Sette e Lígia Leoni. Ainda estarão presentes Mirlene Ventura Lacerda e a estagiária Gabriela Uliana Rodrigues Caetano, de Paiçandu.

EXPANSAO SORRIR EDICATIVA

Por fim, a professora Mitsue informou que o livro Sorrir com Saúde, lançado no dia 23 de maio, vai ser entregue a cada um dos 399 municípios do Paraná. “A parceria será mediada pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná [Sesa]. Nesta publicação, além de descrevermos as ações curativas, mostramos as atividades educativas. Nosso grupo, por meio de alunos de graduação (foto acima), faz contato direto com as crianças para estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis de saúde bucal, incentivando a adoção de uma alimentação saudável, cuidados de higiene com o corpo e até a realização de atividades físicas. Os livros foram entregues à 15ª Regional de Saúde, nesta quinta-feira, que vai nos fazer o favor de encaminhar à Sesa”, completa a coordenadora do Sorrir com Saúde.