GERAL 2

Servidores foram eleitos no dia 10 de maio, por votação direta

Tomaram posse, nesta sexta-feira (31), a nova diretora clínica e os integrantes da nova Comissão de Ética do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A solenidade ocorreu às 10 horas, na sala 208, do Bloco Administrativo do Hospital e foi encerrada com um coquetel.

Os servidores empossados foram eleitos no dia 10 de maio, pelo corpo médico do HUM. A  diretora clínica, a médica Letícia da Silva Gomes, assume como representante e coordenadora do corpo clínico do hospital. Ela também encabeça a Comissão de Ética, que tem como função realizar ações educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina no Hospital Universitário.

A cerimônia de posse foi aberta pela diretora médica do HUM, Daniela Alves Matsumoto, que, em primeiro lugar, informou que o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) não pode estar presente por causa de um imprevisto ocorrido com o representante, o delegado da Delegacia Regional de Maringá, Ênio Teixeira Molina Filho.

A doutora Daniela agradeceu aos novos membros da Comissão de Ética e à nova diretora. “A direção do Hospital está muito feliz com a composição da equipe. Sabemos que vocês têm comprometimento com o HUM e vão estar conosco nesta jornada”, acrescentou.

DIRETORA E MESA

Posse – Em seguida, a diretora chamou os membros da Comissão de Ética presentes para assinar os Termos de Posse. Assinaram a diretora clínica (foto acima), e os médicos: José Miguel Viscarra Obregon; Renata Nogueira de Moura; e Shirley Teresinha de Vargas Cardoso. Os Termos foram também assinados pela doutora Daniela Matsumoto, pela superintendente Elisabete Kobayashi e pelo chefe da Divisão de Pronto Atendimento do HUM, Luiz Guilherme de Oliveira Ximenes. Ainda fazem parte da Comissão Esmeraldo Ribeiro da Costa Filho, Edvaldo Vieira de Campos, Amarildo José Ramalho e Aldeliza Minconi. Eles assinarão os Termos de Posse, na próxima semana.

A diretora médica empossada fez um pronunciamento, destacando que tem como objetivo fortalecer o que o HUM tem de mais expressivo, seus alunos de destaque e seus professores, que fazem do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) um dos melhores do país. “Com o apoio que estamos vendo da nova diretoria temos certeza que iremos realizar um bom trabalho na nossa gestão”, disse a endocrinologista, plantonista do Pronto Atendimento da Clínica Médica, na Emergência do HUM.

José Miguel Viscarra Obregon falou em nome dos membros da Comissão de Ética. Disse que, diferente da doutora Letícia, que está no HUM há 13 anos, ele trabalha no Hospital desde a sua criação. “Essa diversidade da Comissão é boa para o Hospital. E um dos nossos desafios vai ser ajudar a divulgar a produção científica, mostrar essas cabeças pensantes que temos aqui para podermos crescer enquanto profissionais e instituição”, destacou o nefrologista.

A superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, reforçou que a nova gestão do HUM está muito satisfeita com os nomes da Comissão de Ética. “Apesar de sermos o menor Hospital Universitário do Paraná estamos enfrentando grandes problemas. Nossa missão é trabalhar para minimizar danos e a Comissão pode nos ajudar muito nesta área. Podem contar conosco, com nosso respaldo e que vocês tenham muito sucesso”, concluiu a gestora.

Participaram da solenidade de posse os representantes da antiga Comissão de Ética, os médicos José Emerson Brandão e Lúcio Vicencio; a diretora de Farmácia e Análises Clínicas do HUM, Solange Martins; a representante da comissão eleitoral que ajudou no processo de escolha dos novos integrantes da Comissão de Ética, Maria de Lourdes Tarelho Lopes da Silva; e a secretária da diretoria médica do HUM, Débora Perin.