2019 05 31 Inauguração Refeitório Umuarama 0001

Local abriga 230 pessoas e vende marmitas de segunda a sexta

Galeria de fotos da inauguração

Uma das ferramentas da política de permanência do estudante na universidade, o Refeitório Universitário (RU) do Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi inaugurado na manhã de hoje (31), com presença de autoridades. Em tempo, estudantes deste e dos demais câmpus regionais têm até a próxima segunda-feira (3) para candidatarem-se à seleção de auxílio-alimentação.

Com capacidade para atender 230 pessoas de segunda a sexta-feira, as novas instalações estão ao lado do Bloco A e contam com extintores, sinalização, iluminação e saídas de emergência. O espaço deixa seu cardápio diário disponível no balcão de entrada: é formado por arroz, feijão, um tipo de carne, salada, dois acompanhamentos e sobremesa. Os alimentos ficam acondicionados em marmitas, que podem ser consumidas no RU ou levadas para onde a pessoa preferir comer.

2019 05 31 Inauguração Refeitório Umuarama 0002

Inauguração foi hoje, 31 de maio, com presença de autoridades

Os alunos Luana Ribeiro e Miguel Martins Tamazetto, ambos de Engenharia Civil, são usuários do RU. “Como o curso é integral e o câmpus fica distante de onde moro, fico aqui [no câmpus] o dia todo. Então, é muito importante a universidade dar auxílio à alimentação, até porque muitos alunos são de fora e não têm uma condição econômica muito viável”, aponta ele, do 5º ano. O que já é barato, para Ribeiro, do 3º ano, fica ainda mais! “Às vezes, divido a marmita em duas pessoas. Então, sai bem mais em conta, gosto bastante!”.

Horários e valores – A venda das marmitas ocorre da seguinte forma: almoço – pagamento entre 8h e 10h, com retirada das 11h30 às 13h; jantar – pagamento entre 19h e 21h do dia útil anterior, com retirada das 19h às 20h do dia seguinte. No local há cantina, que funciona manhã, tarde e noite. Valores das marmitas: R$ 4 para aluno da UEM; R$ 7 para servidor da UEM; e R$ 15 para visitante.

A cerimônia

A inauguração do RU umuaramense – com cerca de 450 m² e investimento de aproximadamente R$ 460 mil – começou com apresentação da bateria Cachimbada, da Duemtios, a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias. “Esta é uma obra muito esperada por toda a comunidade acadêmica. O refeitório fornece refeições nutricionalmente equilibradas e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário”, salienta Rodrigo Tartari, diretor do Câmpus Regional de Umuarama.

2019 05 31 Inauguração Refeitório Umuarama 0003

Ao microfone, Rodrigo Tartari, diretor do câmpus de Umuarama, recepciona convidados

Em sua fala pública, Julio César Damasceno, reitor da UEM, reforçou que o atual cenário nacional carece de educação forte e que a gestão dele e do vice-reitor, Ricardo Dias Silva, foca, sobretudo, em assistência e permanência dos acadêmicos, além, é claro, de manutenção da qualidade e do impacto regional. “A principal função e responsabilidade da universidade é formar cidadãos críticos, aqueles que fazem análise da sociedade a qual pertencem”. Damasceno também agradeceu o apoio do ex-deputado estadual Fernando Scanavaca, que durante seu mandato conseguiu liberação de recursos à universidade. “Reconhecemos os esforços dos parlamentares. Precisamos do apoio deles, independentemente de cor partidária”.

Além de Tartari, Damasceno e Dias Silva, estiveram presentes, na solenidade, outras lideranças da UEM e da esfera política, bem como docentes, técnicos administrativos e alunos. Na placa de inauguração, descerrada hoje e instalada na parede do refeitório, destaca-se agradecimento aos servidores da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU), do Parque Ecológico (PQE) e das diretorias de Obras e Projetos (DOP), Serviços e Manutenção (DSM), e Serviços Industriais (DSI).

2019 05 31 Inauguração Refeitório Umuarama 0004

Bateria Cachimbada, formada por estudantes, abre cerimônia