ingles unati 01

Aulas de línguas estrangeiras ocorrem no Instituto de Línguas

Os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) são a prova viva que nunca é tarde para aprender! Desde março, 48 idosos dedicam suas manhãs para estudar inglês e espanhol no Instituto de Línguas (ILG/UEM), em Maringá (PR), principalmente com objetivo de comunicarem-se durante viagens internacionais.

Para as professoras Elisa Nascimento (Inglês), Kátia Vecchi (Inglês) e Sonia Frade (Espanhol), o trabalho é muito gratificante, uma vez que vai ao encontro do desejo dos alunos de enriquecer repertório e compartilhar experiências. “Alguns alunos participam de competições esportivas nacionais e internacionais, e precisam falar com pessoas de diversas nacionalidades. O inglês é importante para interagir interculturalmente”, ressalta Nascimento.

ingles unati 02
 Professora Kátia Vecchi (1ª à esq.) com seus estudantes de inglês

Geni Strabeli, 62, está adorando as aulas de Língua Inglesa. “É como receber um troféu! E aliado à estratégia da professora Kátia em conduzir-nos, respeitando as diferenças de cada um, torna muito prazeroso o relacionamento entre nós. Gera grande expectativa para a próxima aula”. As atividades em sala focam principalmente em conversação, pronúncia e compreensão textual. Aprender inglês foi um desafio para Stelio Wilson Antunes, 62. “Agradeço por esta oportunidade. Na sala de aula, a alegria impera através das aulas da professora Elisa, que com sua dedicação nos dá um suporte especial. Estou aprendendo muito!”.

Do outro lado, a experiência também é interessante. “Havia trabalhado com todas as faixas etárias. Porém, pela primeira vez, oriento um grupo no qual todos têm mais de 60 anos. Tem sido muito divertido, os alunos são muito carinhosos e dedicados”, revela Frade. Paulo Lopes e Raymundo de Lima, coordenadores da Unati, avaliam que a parceria entre Unati e ILG gera muita satisfação. Por isso, as aulas que serão finalizadas em julho devem ser retomadas no segundo semestre.

ingles unati 03

Aulas de espanhol são ministradas pela maestra Sonia Frade

ingles unati 04

Elisa Nascimento também tem turma de inglês