logo curso 2019

Inscrições estão abertas e podem ser feitas em três locais do câmpus sede da UEM, em Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, de 10 a 12 de junho, o 13º Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento, com o tema "Inovação e Relacionamento".

As atividades ocorrerão no anfiteatro do Bloco C-67 (Engenharia Civil), câmpus sede da instituição. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (4), na cantina do Restaurante Universitário, durante os intervalos de aula; na sede do Centro de Referencia em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup), térreo da Biblioteca Central, ou no bloco G-56.

As vagas são limitadas e o público esperado é de cerca de 140 participantes. A taxa é de R$ 40,00 para estudantes e de R$ 50,00 para não estudantes.

O curso tem o objetivo de integrar conhecimentos das diferentes áreas e escolas de pensamento sobre o cooperativismo e o desenvolvimento, contrastando experiências brasileiras e estrangeiras.

Os palestrantes serão o professor da Universidade de Alicante (UA), na Espanha, José Daniel Gomes López; o agrônomo Leonardo Boesche, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); o jornalista pedro Henrique Crusiol, assessor de cooperativismo da Cooperativa Integrada; o agricultor familiar Alencar Hermes, presidente da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran); o agrônomo Luciano Lopes, diretor-presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Agronomia Ltda (Unicampo); e o agrônomo e agricultor familiar André Luiz Lazzarin, diretor da Cooperativa de Comercialização Camponesa Vale do Ivaí (Cocavi).

Promovido pela UEM, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA)/Departamento de Agronomia (DAG), em parceria com a Universidade de Alicante, o curso será ministrado no período noturno, com inicio às 19 horas. O convênio entre a UEM e a UA tem a coordenação do professor Ednaldo Michellon, do DAG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE), e do professor José Daniel Gómez Lópes, da instituição espanhola.

O evento tem o apoio da Integrada Cooperativa Agroindustrial, Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pró Reitoria de Extensão e Cultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Seescoop)/Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Outras informações com a mestranda em Geografia, Jaqueline Rosa (celular 44 9 9954-5079), na página do evento no facebook, telefone (44) 3011-1378 ou ainda pelo e-mail "jackylp_tdl@hotmail.com".