SIMULACAO REALISTICA KELLY INOUE ok

Alunos, professores e técnicos do HUM participaram da atividade

Um treinamento sobre Hemovigilância em Urgência e Emergência reuniu servidores do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), nesta terça-feira. A iniciativa contou, pela primeira vez, com a estratégia didática de Simulação Realística, no HUM.

As atividades foram planejadas pela Comissão de Hemovigilância do Hospital e executadas em colaboração com o Núcleo de Segurança do Paciente (foto acima); a equipe do Hemocentro Regional; o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), do HUM; e pela coordenação de Enfermagem do Pronto Atendimento, todos ligados ao HUM.

SIMULACAO EQUIPE EXECUTORA

A dinâmica de simulação contou com voluntários de diversos setores (foto acima). Foi criada a situação de atendimento de um paciente politraumatizado, que precisou receber transfusão de sangue em situação de emergência. “Além de criar a situação de atendimento do voluntário, que foi transmitida de um local preparado do Departamento de Medicina para a sala de aula, o grupo teve oportunidade de discutir os detalhes do atendimento, a partir dos protocolos de transfusão elaborados e implantados pelo Comitê Transfusional e pela Hemovigilância do Hospital”, explicou Mariluci Pereira de Camargo Labegaline, membro da Comissão de Hemovigilância.

O treinamento contou com a presença da superintendentedo HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi; da coordenadora do Internato Médico do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (DMD/UEM), doutora Gina Bressan; de docentes do Departamento de Enfermagem da UEM (DEN/UEM); e de alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e das Residências do DMD/HUM, além de servidores da equipe de atendimento da urgência e emergência do Pronto Atendimento do Hospital.