Tools

banner 5

O evento vai ao encontro da discussão do projeto piloto em Virtual Exchange (disciplinas compartilhadas) na graduação entre a UEM e a Universidade Estadual do Kansas

Um workshop, organizado pela professora Luciana Cabrini, do Departamento de Letras Modernas (DLM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será ministrado, na sexta-feira (7), no bloco G-34 (sala 203), das 8h30 às 18 horas, para tratar dos aspectos correlatos à modalidade de internacionalização por Virtual Exchange, como o uso do inglês como língua franca. 

As atividades do workshop serão conduzidas por pesquisadoras responsáveis pelo projeto "Inglês como Meio de Instrução em duas instituições públicas de ensino superior sob a perspectiva de língua franca: política em prática", em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Goldsmiths University do London, do Reino Unido, e financiado pelo Conselho Britânico e pela Fundação Araucária.

No evento, que será ministrado em inglês, está confirmada a participação da professora Alessia Cogo, da universidade britânica.

Considerando o plano de internacionalização da Universidade e sua inserção nesse processo, a presença dos interessados é de fundamental importância para que a organização do workshop possa validar as análises preliminares sobre os dados coletados em forma de análise documental sobre o uso do inglês para ministrar disciplinas na UEM. 

Além disso, será possível explorar mais as dificuldades e oportunidades de se adotar a estratégia de utilizar o inglês no ensino superior.

Vale lembrar que na quinta-feira (6), no bloco C-23, das 14 às 16 horas, e na sexta-feira (7), as 14 horas, por iniciativa do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), haverá palestras com o professor Marcellus Caldas, pró-reitor Assistente para Cooperação e Programas Internacionais (Assistant Provost for International Faculty Collaboration and Educational Programs), da Kansas State University, parceira no projeto de VE. Veja o link do texto anterior.

O ECI recomenda aos professores ligados ao VE que foquem no workshop EMI, pois, como já informado, a professora Luciana Cabrini propôs as atividades para atender à demanda sobre o projeto do Virtual Exchange. 

Visando sanar essa sobreposição, as palestras de Marcellus serão gravadas. Marcellus Caldas vem a UEM a convite do ECI com o objetivo de discutir um projeto piloto de Virtual Exchange (VE) na graduação, aproveitando a ocasião para debater dois temas de relevância para a pesquisa e a pós-graduação universitária na forma das duas palestras citadas acima. 

Workshop EMI

Data: 7 de junho (sexta-feira)

Horário: 08h30 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Local: Bloco G-34, Sala 203.

Programa

8h30 – 9h00    Project objectives and methodology

9h00 – 10h15   Preliminary results: official documents, views of administrators

10h15 – 10h30    Coffee break

10h30 – 11h30     Preliminary results: teachers and students

11h30 – 12h00    Further suggestions/recommendations

14h00 – 15h30    English as a medium of instruction: what standards? What                outcomes?

15h30 – 16h00    Coffee break

16h00 – 17h30    English as a Lingua Franca and language policies for internationalization

17h30 – 18h00    Final remarks/closing.