direitos

“Conversas sobre Direitos Humanos e Práticas Educativas no Espaço Escolar” é organizado por 3 docentes

No 1º Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória, em 13 e 14 de junho, haverá lançamentos de livros. Dentre eles, “Conversas sobre Direitos Humanos e Práticas Educativas no Espaço Escolar”, organizado pelos professores Angelo Priori, Delton Aparecido Felipe e Márcio José Pereira, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com publicação pela Edições Diálogos. Os lançamentos serão às 21h de 14 de junho, no Auditório da Associação dos Docentes da UEM (Aduem).

O livro é composto por oito textos. No primeiro, os autores respondem o que são direitos humanos. Na sequência, seis textos contribuem para o exercício de práticas educativas no espaço escolar e o texto final ressalta a importância de se educar para os direitos humanos. Depois do lançamento, o livro será disponibilizado no formato de e-book gratuito, “reafirmando o compromisso da universidade e dos autores com uma sociedade em que todos sejam respeitados em suas diferenças e que sua dignidade humana seja preservada, protegida e garantida”.

A obra conta com textos de docentes de várias universidades do Brasil e visa ser utilizada como base para a formação de professores da educação básica no que se refere a temas como cidadania, diversidade, combate à violência e relações étnico-raciais. As páginas apresentam fundamentação teórica, exemplos práticos e dicas pedagógicas, inclusive de filmes e leituras complementares. O livro “Conversas sobre Direitos Humanos e Práticas Educativas no Espaço Escolar” conta com parceria do Grupo de Pesquisa Sobre Direitos Humanos e Políticas de Memória (Universidade Federal do Paraná e UEM) e Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afrobrasileiros (Neiab) da UEM, além de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária.

Lançamentos de livros – Os lançamentos de livros e o coquetel de encerramento do 1º Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória serão realizados a partir das 21h do dia 14 de junho, no Auditório da Aduem – Rua Professor Itamar Orlando Soares, 305, em Maringá (PR).

O Colóquio – Evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da UEM e outras organizações, o 1º Colóquio Internacional terá quatro simpósios temáticos: “Exílios, migrações e refúgio”, “Gênero, Violência e Resistências”, “Violações de direitos humanos” e “Justiça de transição, memória, reparação e punição”, além de outras atividades. Até segunda-feira (10) é possível inscrever-se como ouvinte por meio do site.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv