Laibig foto

Focada no reforço da formação do aluno, a Laibig vai abrir inscrição para cerimônia de lançamento da entidade

Começam, hoje (11), na Universidade Estadual de Maringá, as inscrições para o evento de lançamento da Liga Acadêmica de Imunologia Básica e Imunogenética (Laibig)/UEM, previsto para o dia 12 de agosto deste ano.

Para fazer a inscrição, o interessado deverá preencher formulário disponibilizado nas redes sociais da Liga, de acordo com o presidente da entidade, Wellington Dias Liziero, estudante do curso de Biomedicina da UEM.

Após o evento de lançamento da Laibig, programado para o auditório do bloco B-33, a direção da entidade dará início a um processo seletivo para escolher novos membros da Liga.

A expectativa é reunir de 100 a 200 participantes. O evento contará com a palestra de um pesquisador renomado e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Por enquanto, a Liga se restringe basicamente à diretoria, composta por alunos do curso de graduação em Biomedicina. Outros dois docentes, a professora Jeane Eliete Laguila Visentainer, na coordenação geral; e a professora Larissa Bahls Pinto, na orientação, e mais a estudante de mestrado Evelyn Castilho, co-orientadora, fazem parte da entidade.

A atuação deste tipo de associação sem fins lucrativos, surgida no Brasil em 1920, tem como base os mesmos pilares das universidades públicas, ou seja, o foco no ensino, pesquisa e na extensão na área para a qual foi criada.

No caso da Laibig, uma das missões é permitir que seus integrantes possam aprofundar o conhecimento na área básica da Imunologia e Imunogenética.

Com isso, eles terão melhores condições no estudo sobre as respostas imunes contra microrganismos e susceptibilidade genética às infecções, imunologia dos tumores e dos transplantes, doenças autoimunes, sistema HLA, e avanços no campo das imunoterapias e as diversas técnicas, sejam elas moleculares ou não, utilizadas na pesquisa básica em imunologia.

Também está voltada à organização e oferta de cursos, palestras, simpósios, jornadas e outras atividades, proporcionando aos membros a participação de atividades didáticas ministradas por professores, profissionais da área, pós-graduandos ou pelos próprios alunos (seminários), com temas voltados à área básica de atuação da entidade.

Por meio da entidade, a Laibig quer desenvolver a percepção e o olhar crítico na Ciência; promover atividades científicas ligadas à Imunologia, incentivar a aproximação entre comunidade externa e a Universidade; e fomentar a divulgação científica de forma que o conhecimento produzido dentro da Universidade na área de Imunologia chegue ao público externo com linguagem simples e acessível.

O próprio evento do dia 12 de agosto será considerado evento de extensão e os participantes receberão certificado de 4 horas. Outras informações sobre as inscrições e sobre o lançamento da Liga podem ser obtidas pela página do Facebook ou e-mail laibig.uem@gmail.com.