certificacao hemocentro

Conquista reforça a qualidade do serviço prestado pelo órgão

O Hemocentro Regional de Maringá, diretoria ligada ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), conseguiu a manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, da NBR ISO 9001:2015. O comunicado foi entregue, no final da última semana, à diretoria do órgão.

Desde 2011, o Hemocentro de Maringá é certificado pela Norma ISO 9001. Anualmente, a instituição se submete a uma auditoria externa por auditores qualificados para avaliar a qualidade dos serviços prestados e dos hemocomponentes distribuídos.

Durante a última auditoria, realizada no mês de fevereiro deste ano, foram avaliados os processos que envolvem o ciclo do sangue e áreas de apoio com a função de promover a melhoria contínua dos produtos e serviços.

“Esta auditoria gerou um plano de ação corretiva e a equipe interna trabalhou, nos últimos meses, de forma incansável e comprometida, para a manutenção e a melhoria do padrão de qualidade. Cada vez mais, nos deparamos com situações que exigem soluções fundamentadas que nem sempre dominamos”, diz a diretora do Hemocentro, Márcia Momesso (última, à direita, na foto acima).

hemocentro eng de producao

A equipe investiu, assim, na aproximação com o Departamento de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciando um processo de trabalho conjunto com os acadêmicos de graduação e estagiários do curso (foto acima). “Foi uma troca fantástica com os alunos que desenvolveram e aplicaram o conhecimento adquirido ao longo do curso na resolução de problemas e na concepção de planos de ação de maneira integrada. O desafio foi construir o pensamento baseado em risco, isto é, a instituição implantou e manteve ações com o objetivo de mitigar e gerir adequadamente os riscos em suas atividades”, explicou a diretora do Hemocentro.

O resultado é que foi conquistada a atualização da ISO 9001:2015. O relatório acaba de chegar com a notícia. A equipe destaca que essa certificação em uma unidade pública e no interior do Estado aumenta ainda mais a confiança dos doadores, pacientes e unidades conveniadas. “E, também, traduz o imenso compromisso que temos em oferecer um serviço com alto padrão de qualidade. E esse resultado é mérito de um esforço coletivo, no qual buscamos ultrapassar as dificuldades e os desafios do dia a dia”, completa a diretora Márcia Momesso.