cuidados paliativos

Programação reúne três palestras, em setembro

A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Cuidados Paliativos (LAMCUP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai realizar o II Simpósio Maringaense de Cuidados Paliativos. O tema desta edição é Comunicação e Espiritualidade em Cuidados Paliativos. As atividades estão marcadas para o dia 10 de setembro, no auditório Darcy Ribeiro, localizado no Centro Universitário Uningá.

“O objetivo do evento é discutir aspectos da comunicação entre paciente, família e equipe de saúde como elemento primordial nos cuidados paliativos, bem como acerca do papel da espiritualidade como parte deste cuidado, que visa aliviar o sofrimento e agregar qualidade à vida e ao processo de morrer”, explicou o membro da Liga e organizador do Simpósio, Rafael Leal, aluno do segundo ano do curso de Medicina, da UEM. Ele destacou que a Liga tem uma ação significativa no dia a dia do Hospital Universitário Regional de Maringá, onde atuam alunos e professores ligados à organização.

A programação vai contar com palestras de três profissionais: Estilos psicológicos de comunicação, com a psicóloga Alessandra Herranz; Comunicação de más notícias na área da saúde, com o médico geriatra e paliativista Marcos Lapa; e Espiritualidade em cuidados paliativos, tema que será apresentado pela enfermeira paliativista Inês Gimenes.

Além do valor da inscrição, a organização do Simpósio está solicitando a doação de 1 pacote de fralda adulta geriátrica ou 1 kg de alimento. “Esse material será destinado a instituições que cuidam de pacientes em situação de vulnerabilidade e que necessitam dele. A doação não é obrigatória, mas muito bem vinda”, destaca Rafael Leal.

Informações e inscrições no link https://doity.com.br/ii-simposio-maringaense-de-cuidados-paliativos. O simpósio terá coffee break e emissão de certificado.