2019 09 21 Morfologia Urbana 01

Mesa-redonda é realizada no primeiro dia do evento internacional

Com a temática “Forma Urbana e Natureza”, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) é sede da 8ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM), uma reunião internacional de pesquisadores que “pretende enfatizar o papel da natureza na conformação das cidades como estratégia para melhoria das condições urbanas”. Houve recebimento de 434 resumos em cinco eixos temáticos.

O coordenador geral do evento, Renato Leão Rego, professor do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU), conta que morfologia urbana é o estudo da forma física das cidades. “Compreende como as cidades evoluem, como são planejadas e como esse planejamento é levado adiante pelos cidadãos, técnicos e por todos os envolvidos na vida urbana”.

Vítor Manuel Araújo de Oliveira, presidente da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, participou de uma mesa-redonda ontem (21). Explica que a rede é unida pela língua portuguesa e integra o conglomerado International Seminar on Urban Form. “Procuramos estimular as ligações entre os membros da rede, quer sejam portugueses, quer sejam brasileiros. Existimos desde 2010 e, desde então, temos desenvolvido conferências e workshops anuais, e temos uma revista científica”.

2019 09 21 Morfologia Urbana 02

A 8ª Conferência ocorre de 21 a 23 de agosto. Ontem (21) foi no Bloco C-67 do câmpus sede da UEM. Hoje (22) e amanhã (23) a programação é no Hotel Deville, também em Maringá (PR), durante toda a manhã e a tarde. Os conferencistas convidados são os arquitetos e professores doutores Fabiano Lemes de Oliveira (Universidade de Portsmouth/Reino Unido) e Teresa Marat-Mendes (Instituto Universitário de Lisboa/Portugal).

Saiba mais – As conferências da PNUM começaram em Portugal e, a partir do quarto ano de realização, passaram a ter edições intercaladas entre Brasil e Portugal. As cidades que já receberam os encontros foram: Porto (2011 e 2018), Lisboa (2012), Coimbra (2013), Brasília (2015), Guimarães (2016) e Vitória (2017). PNUM é a sigla em inglês de Rede Lusófona de Morfologia Urbana, ou seja: Portuguese Network of Urban Morphology.

2019 09 21 Morfologia Urbana 03

Renato Leão Rego, coordenador geral da 8ª reunião de pesquisadores