umdt paraná uem

Material com diversas informações está sendo elaborado e será entregue a órgãos de fomento

Os gestores da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), da qual a Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz parte, estão levantando informações para seu primeiro projeto. E até o fim do mês que vem pretendem encaminhar um material sobre diversos setores agrários para alguns órgãos de fomento.

“A partir das informações disponíveis, vamos estabelecer metas, planejar as ações, propor indicadores, definir as responsabilidades dos parceiros e dimensionar os recursos necessários para colocar a ideia em prática”, explica o professor William Mário de Carvalho Nunes, do Departamento de Agronomia da UEM. Os dados que estão sendo coletados são sobre pecuária leiteira, hortigranjeiro, manejo e conservação de solo, bicho-da-seda, produção de grãos e herbicidas.

Além de UEM, a UMDT é formada por: Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). “É uma iniciativa inédita, que reúne o que cada parceiro tem de melhor para produzir riqueza no território da Amusep e ser levada para outras regiões”, conta o reitor da UEM, Julio César Damasceno.

A expectativa do grupo é apresentar, durante a primeira quinzena de setembro, as diretrizes da UMDT e seus resultados esperados para o titular da Seab, Norberto Ortigara. Em 17 de maio, a então proposta foi apresentada ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que na data estava em Maringá (PR).

Reunião – Hoje (29), na sala de reuniões da Reitoria da UEM, os membros da UMDT estiveram juntos. Além de traçarem próximos passos e receberem o diretor de pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Rafael Fuentes Llanillo, houve apresentações de Joel Carneiro dos Santos Filho e Juliana Cristina Bittencourt, técnicos do Emater.

*Reportagem com colaboração do jornalista Cláudio Galleti.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv