geral colacao 2019

Vice-reitor Ricardo Dias Silva pediu defesa contra os ataques sofridos pela universidade pública; veja fotos na galeria

Em mais uma solenidade de colação de grau antecipada e especial, na Universidade Estadual de Maringá, ocorrida, hoje (29), 55 formandos de 23 cursos receberam o certificado de conclusão de curso de graduação.

O anfiteatro do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), local do evento, com capacidade para 176 lugares, ficou lotado, reunindo, além dos graduandos e dos coordenadores de cursos, familiares, amigos e parentes dos que colaram grau.

No discurso, o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, que presidiu a cerimônia, destacou a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade, além de ter solicitado aos novos profissionais que apliquem o conhecimento adquirido na instituição para ajudar a transformar o Brasil e a sociedade.

Ele disse ter certeza que os novos graduados estão preparados para atuar no mercado, seja na iniciativa privada ou na esfera pública. Lembrou que a UEM têm egressos em todos os continentes, responsáveis por um trabalho primoroso em diversas áreas e setores.

Japa

Certo de que os formados deveriam comemorar, pois estavam concluindo a graduação numa das melhores universidades do País, Silva enalteceu o fato de que a UEM, além de ter excelência no ensino, pesquisa e extensão, ofereceu também aos neo-graduados uma sólida formação social.

"Acreditem na educação, acreditem na ciência e tecnologia", suplicou ele, para, em seguida, solicitar aos novos profissionais que rebatam qualquer ataque contra a Universidade e, eventualmente, ensinem os governantes que o aquecimento global é uma realidade.

Se alguém disser, por exemplo, que a UEM ou outra universidade pública não está fazendo um bom trabalho ou que não está utilizando adequadamente os recursos, é importante responder a estas pessoas, segundo o vice-reitor, que, a partir de quando alguém acorda e sai de casa para o trabalho há, no percurso, muitos serviços com a participação da UEM, como a análise da água ingerida, a pesquisa do adoçante utilizado no café da manhã e a certificação do combustível vendido no posto de gasolina.

Por fim, lembrou aos formados que a instituição está de portas abertas para recebe-los para uma pós-graduação, uma vez que os programas na instituição são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, pediu a eles paciência até conseguir o emprego, devido à crise do País, e solicitou que sejam solidários e olhem com carinho as pessoas que não tiveram a mesma oportunidade de estudar.

Sonho que se realizava

Lidiane

Graduada em Física na modalidade a distância, pelo Polo de Umuarama, Lidiane Matos de Souza (foto acima) entende a importância de ter concluído a graduação como uma batalha cujo término parecia não chegar ao fim. Moradora em Ivaté, ela dá aulas na rede estadual de ensino na cidade de Tapira. Lidiane compareceu à solenidade ao lado do marido Cássio Fernando Leonardi e da mãe Lindalva Matos de Souza.

Formada em Pedagogia também na modalidade a distância, Gislaine Simone dos Santos (foto abaixo) afirmou encarar a colação de grau como uma conquista muito grande, um sonho que se realizava. Com os pais já falecidos, ela esteve acompanhada do namorado, de um amigo e de um primo.

Gislaine

A juramentista foi a formanda Isadora Ribeiro Bertoldi, do curso de engenharia Agrícola. Com os que colaram grau hoje, a UEM chega a 72.966 estudantes formados desde sua criação.

Receberam o certificado formandos dos cursos de Artes Visuais, Agronomia, Agronomia (Umuarama), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha), Engenharia Ambiental (Umuarama), Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção (Goioerê), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Física EAD, Letras EAD, Medicina Veterinária, Pedagogia EAD, Pedagogia Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), Química, Zootecnia e Tecnologia em Alimentos.

A antecipação atende alunos que necessitam do diploma para efetivar a contratação em empresas ou órgãos públicos por concurso, ou ainda para realizar cursos de pós-graduação. A colação de grau especial é para formandos que não puderam participar das cerimônias junto com seus colegas em datas anteriores.

Além do vice-reitor e dos coordenadores dos cursos dos graduandos, compareceram à cerimônia a pró-reitora de Ensino, Leila Pessôa Da Costa; a diretora de Ensino de Graduação, Luciana Andréia Fondazzi Martimiano; a diretora de Assuntos Acadêmicos, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin; e os diretores Lenadro Vanalli (Centro de Tecnologia/CTC), e diretores-adjunto Vanderly Janeiro (Centro de Ciências Exatas/CCE), Adriana Aparecida Pinto (Centro de Ciências Agrárias/CCA; Gisele Mendes de Carvalho (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CSA), e Sandra Moser (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCH), todos ligados aos centros aos quais estão afetos os cursos dos recém-formados.