Tools

FUNDO EDITADA

Evento trouxe informações sobre a contribuição do HUM

O Projeto DONORS é uma parceria público privada entre o Ministério da Saúde e o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre (RS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Faz parte do Projeto, o Estudo DONORS, um estudo clínico randomizado de abrangência nacional para avaliar se a utilização de um protocolo clínico no Formato de checklist guiado por metas e baseado nas recomendações clínicas atuais, é efetivo em reduzir parada cardíaca no potencial doador manejado em UTI.

Atualmente, 63 instituições brasileiras fazem parte do Estudo, sendo selecionadas em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes e as Centrais Estaduais de Transplante, considerando o perfil de notificações de morte encefálica dessas instituições. Além disso, os hospitais participantes recebem capacitações em comunicação em situações críticas e entrevista familiar para doação de órgãos.

O Hospital Universitário Regional de Maringá participa do Estudo DONORS como um dos hospitais do grupo controle. Durante a realização do Estudo na instituição, o manejo dos potenciais doadores foi realizado de acordo com a rotina usual, sem utilizar o checklist. Ao final do Estudo, o checklist é apresentado a todos os hospitais do grupo controle, por meio de um treinamento presencial.

EQUIPE EDITADA

No dia 6 de setembro, a pesquisadora Adriane Isabel Rohden, juntamente com a médica intensivista Dra. Cintia Grion, apresentaram o referido instrumento e um panorama geral do desempenho do HUM no Estudo DONORS. Na ocasião, além da equipe de investigadores, o doutor Almir Germano e as enfermeiras Rosane Almeida e Cátia Dell’Agnolo, estavam presentes os profissionais envolvidos no manejo do potencial doador, bem como gestores da instituição, que acompanharam a superintendente Elisabete Mitiko Kobayashi.

A previsão é de que os resultados do Estudo sejam publicados no segundo semestre de 2020. O protocolo do Estudo DONORS foi publicado na conceituada revista British Medical Journal com livre acesso através deste link. Ainda, o Projeto DONORS está oferecendo um curso online em entrevista familiar para doação de órgãos, que pode ser realizado gratuitamente por todo profissional da saúde interessado no tema. O curso está disponível neste link.

*Texto produzido pela assessoria do Projeto Donors

uem tv