Tools

2019 09 18 34 Semana do Economista 9755

34ª edição do evento ocorre no Bloco C-34 da universidade

Atenta às necessidades regionais, a 34ª Semana do Economista da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou a mesa-redonda “Modelos de governança compartilhada em prol do desenvolvimento local”. Os convidados para falar dessas redes de cooperação foram: Edney Mossambani, coordenador da câmara técnica de tecnologia da informação no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Juliana Franco Afonso, diretora do Codem, e Thais Iwata, presidente do Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá (Copejem).

“O Copejem faz parte da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Ele e as entidades desse guarda-chuva colaboram para o desenvolvimento da cidade”, expõe Iwata. Ainda de acordo com ela, pensar no coletivo é fundamental desde quando se está estudando na universidade. “Maringá tem se consagrado como cidade de pensamento associativista. Quanto antes as pessoas começarem a pensar assim, mais cedo começam a impactar a comunidade”.

 

2019 09 18 34 Semana do Economista 9731

Thais Iwata, presidente do Copejem

 

Sobre o setor de tecnologia da informação (TI) em Maringá (PR), é de grande relevância e um dos mais promissores na região. Mossambani relembra que este fortalecimento começou em 2007, quando 14 empresas de TI resolveram se mobilizar. “Esse trabalho ganhou corpo ao longo dos anos. Hoje, a Software by Maringá conta com mais de cem empresas filiadas”. O coordenador da câmara de TI destaca que por o setor ser transversal contribui para acelerar outros, sendo de repercussão positiva na economia. “O acadêmico de Economia tem um novo mercado a ser explorado, que é o de tecnologia”, acrescenta.

 

2019 09 18 34 Semana do Economista 9744

Edney Mossambani, coordenador da câmara técnica de TI no Codem

 

Na exposição de Franco durante a 34ª Semana do Economista, os acadêmicos puderam conhecer melhor o Codem, que existe há 23 anos e conta com 22 membros, sendo quatro da prefeitura de Maringá e os demais de outras instituições, como a UEM. “A entidade foi formada para que tivéssemos a sociedade civil organizada junto com o setor público para cuidar de projetos de longo prazo do nosso município”. Um dos feitos do Codem em 2019 foi a inclusão de um polo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá. E com a UEM e a prefeitura, o Codem viabiliza a criação de um polo de educação financeira.

 

2019 09 18 34 Semana do Economista 9726

Juliana Franco Afonso, diretora do Codem

 

Os três profissionais que estiveram na mesa-redonda de ontem (18) à noite falaram para a plateia do Auditório 13 do Bloco C-34 do campus sede da UEM. O encontro foi moderado pela professora Carlandia Brito Santos Fernandes e, dentre os presentes no público, estava Cláudia Marchetti Michiura, presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva (Acim Mulher). Quer saber mais sobre a 34ª Semana do Economista da UEM? Leia aqui.

 

Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana

 

Como parte da programação da 34ª Semana do Economista da UEM, hoje (19), a partir das 19h30, no Auditório 13 do Bloco C-34, será lançado o projeto Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana.

Trata-se de uma parceria do Grupo de Desenvolvimento Regional (GDR) da UEM com Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da UEM, 4º Batalhão de Polícia Militar, Codem e Maringá Convention & Visitors Bureau.

O projeto também tem apoio da Secretaria de Estado da Educação e do deputado estadual Homero Marchese, no âmbito do Paraná Mais Cidades.

uem tv